É hoje! Acompanhe a Banca de Defesa de Mestrado do Émerson da Costa

22 de abril de 2021 Processocom

Hoje o nosso colega Émerson da Costa defende a sua dissertação de Mestrado! O trabalho intitulado “MÚSICA E CIDADANIA COMUNICATIVA NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE TRANSMETODOLÓGICA DA DISCOGRAFIA DA CALLE 13” se propõe a mapear possibilidades de cidadania comunicativa na discografia do grupo musical porto-riquenho Calle 13, organizando as canções analisadas em categorias onde refletimos acerca das significações encontradas nas narrativas, interpretando-as em relação ao supracitado conceito.

Para tanto, foi construída uma concepção epistemológica própria, baseada nos conceitos de cidadania científica e Nossa América, postulando a noção de sentipensar – cujo sentido é, basicamente, compreender razão e emoção enquanto espaços inseparáveis da experiência humana – como premissa orientadora de nossos esforços intelectuais. Em âmbito metodológico, buscamos aportes na transmetodologia e na artesania intelectual, utilizando seus pressupostos para a construção de um arranjo transmetodológico artesanal, orientado às especificidades de nosso problema/objeto. O dispositivo de análise edificado conta com contribuições da Análise de Discurso (AD), da Análise de Conteúdo (AC) e das Escutas Poéticas.

No que diz respeito à teoria, o autor buscou problematizar a música como linguagem comunicacional complexo, na qual confluem sentidos inerentes tanto à sua condição de expressão cultural intrínseca à humanidade, quanto às suas nuances como produto midiático massivo na contemporaneidade. Feito isso, refletimos acerca das possibilidades oriundas de sua relação com o conceito de cidadania comunicativa, apresentando inferências e caminhos que serviram como base para o mapeamento de sentidos proposto.

Como resultado de análise transmetodológica artesanal, foi compreendido que a Calle 13 logrou produzir e espalhar sentidos de cidadania comunicativa de forma significativa em sua discografia, edificando e espalhando conhecimento crítico acerca da realidade vivenciada na América Latina, dando visibilidade à parcelas da população negligenciadas pelo aparato midiático tradicional, refletindo sobre a atuação das indústrias fonográficas e dos meios de comunicação massivos e gerando sentidos de representatividade na conjuntura de Nossa América.

ONDE E QUANDO?

📅 Hoje, dia 22/04/2021, às 15 horas;

➡️ Acompanhe via Microsoft Teams, solicitando o link através das mensagens diretas no nosso Instagram @processocom

#Mestrado

Previous Post

Next Post