Intolerância no Brasil é tema de seminário
15 de setembro de 2021 Equipe Processocom
Já pensou em debater sobre as origens da intolerância? O Seminário Internacional Raízes da Intolerância no Brasil receberá pesquisadores, linguistas, escritores e líderes indígenas para dialogar sobre a intolerância e o extermínio de mais de mil línguas que eram faladas no território brasileiro. Entre os convidados estão o escritor e líder indígena Aílton Krenak, o cantor angolano Felipe Mukenga e o sertanista Sydney Possuelo.
O evento online ocorrerá nos dias 16 e 17 setembro, das 18h às 21h, e no dia 18, das 15h às 18h. Aspectos históricos do Brasil Colônia – como a política do Marquês de Pombal, que proibiu o ensino do Tupi e instituiu o português como língua única do país – serão abordados no seminário. Além disso, haverá uma sessão dedicada à colonização portuguesa no continente Africano, em perspectiva comparativa.
Com a curadoria de Deborah Goldemberg e organização da Casa das Rosas, o evento tem o objetivo de gerar reflexões sobre as causas da intolerância no país e pensar sobre os esforços de resgate e resistência linguística.
Imagem: Divulgação / Poiesis