X Seminário Internacional Metodologias Transformadoras da Rede Amlat

21 a 26 de novembro de 2016, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN.

Tema: Cidadania Comunicativa, Lutas por Direitos e Democracia na América Latina
Local para os dias de 21 a 26/11: Auditório do Labcom e Auditório do Departamento de Educação Física, UFRN, Campus Natal.

CHAMADA PARA ENVIO DE RESUMOS
Doutorandos, Mestrandos e estudantes em Iniciação Científica

A problemática da comunicação na América Latina é uma área de investigação comum entre as instituições, investigadoras e investigadores, grupos e linhas convidadas para construir a rede temática de cooperação “Comunicação, cidadania, educação e integração” (Rede AMLAT). No marco dos dez anos de atuação da Rede AMLAT, as articulações, os vínculos e a cooperação acadêmica científica se intensificaram mediante a participação de professores das várias instituições como docentes, conferencistas, estudantes de pós-graduação, membros de grupos de investigação e autores em periódicos das outras instituições. A Rede AMLAT é composta por grupos de pesquisas e investigadores individuais das seguintes universidades: UNISINOS, UFRN, UFSC, UFRR, UFRGS, UNESR-Venezuela, UNC-Argentina, UASB-Equador, UPS-Equador.

Na conjuntura latino-americana atual, temos um cenário de condições favoráveis para a integração, mas, ao mesmo tempo, um conjunto de tensões e movimentos que colocam à prova o fortalecimento das democracias e o histórico de lutas pelos direitos e cidadania. Nessa perspectiva, pensamos que o trabalho cooperativo em ciência, educação e comunicação é um fator crucial para os projetos estratégicos de transformação e desenvolvimento sustentável e democrático da América Latina.

Inspirados pelo tema “Cidadania Comunicativa, Lutas por Direitos e Democracia na América Latina”, convidamos os discentes em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica da Rede AMLAT, que estiverem interessados em participar do X Seminário Internacional Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT (para doutorandos) e V Seminário Discente da Rede AMLAT (para mestrandos e iniciação científica), a se realizar de 21 a 26 de novembro de 2016, na UFRN, em Natal, Rio Grande do Norte-Brasil, a enviar uma proposta de resumo até o dia 3 de outubro de 2016. A proposta de resumo deve se pautar, principalmente, nos aspectos teórico-metodológicos das investigações que cada pesquisador, seja referente à processualidade de uma pesquisa em curso ou como exercício de reflexão sobre aspectos metodológicos resultantes de pesquisas já concluídas. A chamada é restrita aos doutorandos, mestrandos e graduandos em iniciação científica que sejam integrantes dos grupos de pesquisa da Rede AMLAT, a saber:

• Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom), Unisinos, Brasil.
• Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma), UFRN, Brasil.
• Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia (GrupCiber), UFSC, Brasil.
• Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom), IELUSC-SC, Brasil.
• Observatório Cultural da Amazônia e Caribe (AmaZoom), UFRR, Brasil.
• Centro de Experimentación para el Aprendizaje Permanente (Cepap), UNERS-Venezuela.
• Equipo de investigación del proyecto Dinámicas y lógicas comunicativas en la esfera pública mediática en Misiones, FHCS-UNaM-Argentina.
• Equipo de investigación Sociedad Civil y Democratización de la Comunicación y la Cultura, ECI-UNC, Argentina.
• Núcleo transmetodológico de investigación de la comunicación (Yllanay-Red Amlat), UPS e UASB-Equador.

Devido ao grande número de discentes integrantes dos grupos de pesquisa, apresentamos a orientação de que, principalmente, os discentes de graduação em Iniciação Científica apresentem propostas coletivas, ou seja, em duplas ou trios, a depender do projeto de pesquisa em que atuam. Esta orientação também é válida (embora não obrigatória) para doutorandos e mestrandos que possam propor resumos em conjunto, a partir de aspectos metodológicos que lhe sejam comuns e possibilitem o diálogo entre suas pesquisas.

O Resumo deve ser escrito em Times New Roman, corpo 12, contendo Título (em negrito); Nome(s) do(s) Autor(es) e Instituição em que atua(m) e nome do orientador (apenas para registro, não como co-autor); Resumo (10 linhas); Palavras-chave (até 5 palavras); um breve currículo do Autor (até 5 linhas) e e-mail para contato. O prazo de envio do resumo para compor a proposta do evento é até o dia 03/10, às 23h59. Advertimos que não haverá prorrogação do envio. Os resumos devem ser enviados para o e-mail juciano.lacerda@gmail.com, com cópia para os seguintes e-mails: efendymaldonado@gmail.com, gelpavan@gmail.com.

SITE OFICIAL

Comissão Organizadora
Dr. Juciano de Sousa Lacerda, Coordenador Local da Rede AMLAT na UFRN
Dra. Maria Angela Pavan, Coordenadora Adjunta Local da Rede AMLAT na UFRN.
Dr. Alberto Efendy Maldonado G. T (Unisinos), Coordenador Geral da Rede AMLAT.

comments