Livros

Procesos comunicacionales, educación y ciudadanía en las luchas de los pueblos

Resumo: En el año 2014, la  Red AMLAT se convocó, por segunda vez, en la ciudad de Caracas, para la realización del VIII Seminario Iternacional de Metodologías Transformadoras: Procesos Comunicacionales, Educación y Ciudadanía en las luchas de los Pueblos. De ese encuentro surge esta materialidad textual, este libro, que recoge importantes artículos que 6 Procesos Comunicacionales, Educación y Ciudadanía en las Luchas de los Pueblos. Organizamos, por sus énfasis temáticos, en cuatro dimensiones, a saber: Teórico-metodológica, Audiovisual, Comunicacional y Educativa. En cada una de ellas, lo que viene a constituir los capítulos de este trabajo editorial, se despliegan múltiples reflexiones devenidas de las más diversas indagaciones en las distintas realidades que habitan los investigadores e investigadoras que hacen vida en la red.

PADILLA FERNÁNDEZ, Adrián; GAMBOA V., Norah; MALDONADO, Alberto Efendy (Orgs.). Procesos comunicacionales, educación y ciudadanía en las luchas de los pueblos. Caracas: Fondo Editorial CEPAP-UNESR, 2015.

Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafíos na prática investigativa

Resumo: A questão metodológica, como nunca antes, remete à necessidade de problematizar sobre os horizontes de saber, sobre as cosmovisões que vinculam os conhecimentos teóricos gerais, filosóficos, estratégicos, com os construtos teóricos operativos capazes de afetar o mundo e a sociedade com propostas fecundas de transformação sociocultural.

MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafíos na prática investigativa. 1. ed. Salamanca: COMUNICACIÓN SOCIAL/Ediciones y Publicaciones, 2013.

Processualidades metodológicas – Configurações transformadoras em Comunicação

Resumo: Esta obra é um dos desdobramentos concretos da trajetória de dez anos do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM, completados em 2012. Nesse percurso o trabalho intelectual, científico, solidário e dedicado foi amalgamando as produções do grupo, não apenas em termos de publicações como essa, mas também na forma de construção coletiva de conhecimentos em diversos níveis e com diferentes materialidades.

BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Processualidades metodológicas – Configurações transformadoras em Comunicação. Florianópolis: Insular, 2013.

Metodologías de investigación en comunicación: Perspectivas transformadoras en la práctica investigativa.

Resumo: Com o objetivo de compartilhar processos investigativos e suscitar um pensamento metodológico crítico e inventivo nas práticas de estudo, produção e formulação de projetos através da aprendizagem reflexiva em lógicas, argumentos, premissas, opções, montagens e realizações concretas, esta obra parte de projetos realizados no âmbito de programas de doutorado e mestrado no Brasil e na Argentina, com foco na metodologia como dimensão que não tem suficiente atenção epistemológica nas práticas investigativas comunicacionais, e que requer uma precaução singular para garantir a produção de projetos de alto nível acadêmico e científico.

MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Metodologías de investigación en comunicación: Perspectivas transformadoras en la práctica investigativa. Quito: Editorial Quipus; CIESPAL, 2013.

Epistemologia, Investigação e Formação Científica em Comunicação

Resumo: O livro é produto de uma cooperação investigativa, teórica e educativa entre grupos, centros e núcleos participantes da Rede AmLat. A produção apresenta experiências de trabalho, ensino e investigação nas suas complexidades e carências, como forma de fortalecer, socializar e realizar produtos intelectuais concretos para benefício das comunidades acadêmicas dos quatro países participantes.

MALDONADO, Alberto Efendy (et al.). Epistemologia, investigação e formação científica em comunicação. Rio do Sul: UNIDAVI, 2012.

Comunicação, Educação e Cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina

Resumo: O terceiro livro da Rede AmLat concretiza uma parte significativa do trabalho intelectual produtivo dos grupos, centros, faculdades e investigadores envolvidos. O trabalho mostra a necessidade de redesenhar e operacionalizar as estratégicas de reformulação educativa na América Latina, situando a investigação como eixo articulador dos processos de ensino/aprendizagem.

MALDONADO, Alberto Efendy; BARRETO, Virgínia Sá; LACERDA, Juciano de Sousa (Orgs.). Comunicação, educação e cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina. João Pessoa; Natal: Editora da UFPB; Editora da UFRN, 2011.

Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos (2ª edição)

Resumo: A segunda edição do livro busca aperfeiçoar e dar continuidade ao trabalho de reflexão metodológica, ensino em pesquisa e proposição de novas condições de produção de investigações para o campo das Ciências da Comunicação. Os textos são resultado das experiências de integrantes do grupo de pesquisa Processocom.

MALDONADO, Alberto Efendy (et al.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Investigación de la comunicación en América Latina

Resumo: Este livro é o resultado do encontro teórico-metodológico da Rede Amlat, realizado em dezembro de 2009, em Quito-Equador. O livro está dividido em três partes: I- “Teorías y Metodologías suscitadoras”; II- “Investigación en comunicación digital”; e III “Investigación en comunicación alternativa y educomunicación”.

PEREIRA VALAREZO, Alberto. Investigación de la comunicación en América Latina. Quito: Fondo editorial FACSO-UCE, 2010.

Metodologías transformadoras “Tejiendo la Red en Comunicación, Educación, Ciudadanía e Integración en América Latina”

Resumo: Trata-se de uma obra coletiva da Rede Amlat que apresenta a diversidade teórica e metodológica das comunidades acadêmicas participantes deste projeto de integração latino-americana no âmbito da pesquisa em Comunicação.

PADILLA FERNÁNDEZ, Adrián. Metodologías transformadoras “Tejiendo la Red en Comunicación, Educación, Ciudadanía e Integración en América Latina”. Caracas: Fondo Editorial CEPAP; UNESR, 2009.

Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa

Resumo: O segundo livro do grupo de pesquisa Processocom foi escrito por pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Os autores apresentam diferentes visões metodológicas para o campo da pesquisa nas Ciências da Comunicação. A pesquisa partiu de quatro eixos: transmetodologia, perspectivas históricas, cartografia e desafio empírico do concreto. O prólogo é do renomado autor espanhol Jesús Martín-Barbero: “Devo começar fazendo explícita a envergadura do desafio que assume este livro: pôr a perspectiva metodológica em relação não com os meros avatares internos do campo da comunicação ou das ciências sociais, mas com as transformações culturais que atravessam nossas sociedades a partir da mutação tecnológica”.

MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008.

Metodologias de pesquisa em comunicação – olhares, trilhas e processos

Resumo: A diversidade de olhares, trilhas e processos presentes nas construções e nos usos das metodologias de pesquisa em comunicação é a marca principal desta obra conjunta. Descrevendo as trajetórias particulares das investigações de cada um de seus integrantes, os textos deixam clara a preocupação de refletir sobre os fazeres e fundamentos que alicerçam as investigações. Os autores do livro apresentam suas reflexões metodológicas em diferentes níveis de complexidade. As experiências investigativas concretas revelam também a pesquisa em comunicação como um fazer inventivo.

MALDONADO, Alberto Efendy (et al.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 1. ed. Porto alegre: Sulina, 2006.

Epistemología de la Comunicación: Análisis de la vertiente Mattelart en América Latina

Resumo: O livro trata a dimensão comunicacional para ser conhecida, problematizada, teorizada, investigada e trabalhada, em perspectiva transformadora e crítica, que requer a confluência de métodos e teorias. O trabalho de produção de conhecimento e informação, na linha transmetodológica, exige una práxis teórico-metodológica que atue a partir das estruturas de origem, de cada disciplina, que são reconstruídas e atravessadas (lógicas em concorrência e confrontação) em uma montagem singular, exigida pelo “problema/objeto” investigado. Nestes movimentos, os “mosaicos” e as “mesclas transmetodológicas” orientam a investigação e potencializam produções e resultados significativos.

MALDONADO, Efendy. Epistemología de la Comunicación: Análisis de la vertiente Mattelart en América Latina. Quito: CIESPAL, 2015.

Ambiências Comunicacionais e vivências midiáticas digitais de internautas em telecentros de acesso público

Resumo: O livro traz uma produção intelectual de singular valor, oferece refle­xões epistemológicas estratégicas, em especial nos diálogos que estabelece com Bachelard, Bateson e Marx, combinando esses aprofundamentos com as formulações plurimetodológicas que estruturou no contexto do GP-PROCESSOCOM do qual é um dos seus fundadores e um alicerce central de sua continuidade. No texto, nos seus cinco capítulos, é possível constatar a profunda imbricação de aspectos metateóricos transcenden­tes em realização combinada e fluída com pesquisas empíricas produzidas pelo autor com entusiasmo, inspiração e compromisso em vários estados do Brasil e na Catalunha. Juciano Lacerda mostra nestes escritos como tem sido capaz de produzir teoria viva, argumentos que assumem as pro­blematizações sem apagar as responsabilidades sociais, políticas, éticas e filosóficas da pesquisa.

LACERDA, Juciano de Sousa. Ambiências comunicacionais e vivências midiáticas digitais de internautas em telecentros de acesso público. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2016. v. 1. 418p.

comments