Livros

Pesquisa na graduação:Desafios e experiências no campo da comunicação

Resumo: Pesquisa e graduação: desafios e experiências no campo da Comunicação é um dos trabalhos desenvolvidos na trajetória do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM, que completa 15 anos em 2017. O livro é fruto da reunião de trabalhos de estudantes de Graduação na área de Comunicação e que, de alguma forma, desenvolveram suas pesquisas dentro do grupo. São, portanto, estudantes que deram seus primeiros passos na trajetória investigativa de forma entrelaçada com professores e outros estudantes de pós-graduação, de maneira coletiva e solidária, princípios que orientam as discussões e trabalhos que realizamos no grupo de pesquisa.

SAGGIN, Lívia; FERREIRA, Marcelo; CORNETI, Vívian (Orgs.). Pesquisa na graduação: desafios e experiências no campo da comunicação. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2017.

Procesos comunicacionales, educación y ciudadanía en las luchas de los pueblos

Resumo: En el año 2014, la  Red AMLAT se convocó, por segunda vez, en la ciudad de Caracas, para la realización del VIII Seminario Iternacional de Metodologías Transformadoras: Procesos Comunicacionales, Educación y Ciudadanía en las luchas de los Pueblos. De ese encuentro surge esta materialidad textual, este libro, que recoge importantes artículos que 6 Procesos Comunicacionales, Educación y Ciudadanía en las Luchas de los Pueblos. Organizamos, por sus énfasis temáticos, en cuatro dimensiones, a saber: Teórico-metodológica, Audiovisual, Comunicacional y Educativa. En cada una de ellas, lo que viene a constituir los capítulos de este trabajo editorial, se despliegan múltiples reflexiones devenidas de las más diversas indagaciones en las distintas realidades que habitan los investigadores e investigadoras que hacen vida en la red.

PADILLA FERNÁNDEZ, Adrián; GAMBOA V., Norah; MALDONADO, Alberto Efendy (Orgs.). Procesos comunicacionales, educación y ciudadanía en las luchas de los pueblos. Caracas: Fondo Editorial CEPAP-UNESR, 2015.

Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafíos na prática investigativa

Resumo: A questão metodológica, como nunca antes, remete à necessidade de problematizar sobre os horizontes de saber, sobre as cosmovisões que vinculam os conhecimentos teóricos gerais, filosóficos, estratégicos, com os construtos teóricos operativos capazes de afetar o mundo e a sociedade com propostas fecundas de transformação sociocultural.

MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafíos na prática investigativa. 1. ed. Salamanca: COMUNICACIÓN SOCIAL/Ediciones y Publicaciones, 2013.

Processualidades metodológicas – Configurações transformadoras em Comunicação

Resumo: Esta obra é um dos desdobramentos concretos da trajetória de dez anos do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM, completados em 2012. Nesse percurso o trabalho intelectual, científico, solidário e dedicado foi amalgamando as produções do grupo, não apenas em termos de publicações como essa, mas também na forma de construção coletiva de conhecimentos em diversos níveis e com diferentes materialidades.

BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Processualidades metodológicas – Configurações transformadoras em Comunicação. Florianópolis: Insular, 2013.

Metodologías de investigación en comunicación: Perspectivas transformadoras en la práctica investigativa.

Resumo: Com o objetivo de compartilhar processos investigativos e suscitar um pensamento metodológico crítico e inventivo nas práticas de estudo, produção e formulação de projetos através da aprendizagem reflexiva em lógicas, argumentos, premissas, opções, montagens e realizações concretas, esta obra parte de projetos realizados no âmbito de programas de doutorado e mestrado no Brasil e na Argentina, com foco na metodologia como dimensão que não tem suficiente atenção epistemológica nas práticas investigativas comunicacionais, e que requer uma precaução singular para garantir a produção de projetos de alto nível acadêmico e científico.

MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Metodologías de investigación en comunicación: Perspectivas transformadoras en la práctica investigativa. Quito: Editorial Quipus; CIESPAL, 2013.

Epistemologia, Investigação e Formação Científica em Comunicação

Resumo: O livro é produto de uma cooperação investigativa, teórica e educativa entre grupos, centros e núcleos participantes da Rede AmLat. A produção apresenta experiências de trabalho, ensino e investigação nas suas complexidades e carências, como forma de fortalecer, socializar e realizar produtos intelectuais concretos para benefício das comunidades acadêmicas dos quatro países participantes.

MALDONADO, Alberto Efendy (et al.). Epistemologia, investigação e formação científica em comunicação. Rio do Sul: UNIDAVI, 2012.

Comunicação, Educação e Cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina

Resumo: O terceiro livro da Rede AmLat concretiza uma parte significativa do trabalho intelectual produtivo dos grupos, centros, faculdades e investigadores envolvidos. O trabalho mostra a necessidade de redesenhar e operacionalizar as estratégicas de reformulação educativa na América Latina, situando a investigação como eixo articulador dos processos de ensino/aprendizagem.

MALDONADO, Alberto Efendy; BARRETO, Virgínia Sá; LACERDA, Juciano de Sousa (Orgs.). Comunicação, educação e cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina. João Pessoa; Natal: Editora da UFPB; Editora da UFRN, 2011.

Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos (2ª edição)

Resumo: A segunda edição do livro busca aperfeiçoar e dar continuidade ao trabalho de reflexão metodológica, ensino em pesquisa e proposição de novas condições de produção de investigações para o campo das Ciências da Comunicação. Os textos são resultado das experiências de integrantes do grupo de pesquisa Processocom.

MALDONADO, Alberto Efendy (et al.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Investigación de la comunicación en América Latina

Resumo: Este livro é o resultado do encontro teórico-metodológico da Rede Amlat, realizado em dezembro de 2009, em Quito-Equador. O livro está dividido em três partes: I- “Teorías y Metodologías suscitadoras”; II- “Investigación en comunicación digital”; e III “Investigación en comunicación alternativa y educomunicación”.

PEREIRA VALAREZO, Alberto. Investigación de la comunicación en América Latina. Quito: Fondo editorial FACSO-UCE, 2010.

Metodologías transformadoras “Tejiendo la Red en Comunicación, Educación, Ciudadanía e Integración en América Latina”

Resumo: Trata-se de uma obra coletiva da Rede Amlat que apresenta a diversidade teórica e metodológica das comunidades acadêmicas participantes deste projeto de integração latino-americana no âmbito da pesquisa em Comunicação.

PADILLA FERNÁNDEZ, Adrián. Metodologías transformadoras “Tejiendo la Red en Comunicación, Educación, Ciudadanía e Integración en América Latina”. Caracas: Fondo Editorial CEPAP; UNESR, 2009.

Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa

Resumo: O segundo livro do grupo de pesquisa Processocom foi escrito por pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Os autores apresentam diferentes visões metodológicas para o campo da pesquisa nas Ciências da Comunicação. A pesquisa partiu de quatro eixos: transmetodologia, perspectivas históricas, cartografia e desafio empírico do concreto. O prólogo é do renomado autor espanhol Jesús Martín-Barbero: “Devo começar fazendo explícita a envergadura do desafio que assume este livro: pôr a perspectiva metodológica em relação não com os meros avatares internos do campo da comunicação ou das ciências sociais, mas com as transformações culturais que atravessam nossas sociedades a partir da mutação tecnológica”.

MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.). Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008.

Metodologias de pesquisa em comunicação – olhares, trilhas e processos

Resumo: A diversidade de olhares, trilhas e processos presentes nas construções e nos usos das metodologias de pesquisa em comunicação é a marca principal desta obra conjunta. Descrevendo as trajetórias particulares das investigações de cada um de seus integrantes, os textos deixam clara a preocupação de refletir sobre os fazeres e fundamentos que alicerçam as investigações. Os autores do livro apresentam suas reflexões metodológicas em diferentes níveis de complexidade. As experiências investigativas concretas revelam também a pesquisa em comunicação como um fazer inventivo.

MALDONADO, Alberto Efendy (et al.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 1. ed. Porto alegre: Sulina, 2006.

Epistemología de la Comunicación: Análisis de la vertiente Mattelart en América Latina

Resumo: O livro trata a dimensão comunicacional para ser conhecida, problematizada, teorizada, investigada e trabalhada, em perspectiva transformadora e crítica, que requer a confluência de métodos e teorias. O trabalho de produção de conhecimento e informação, na linha transmetodológica, exige una práxis teórico-metodológica que atue a partir das estruturas de origem, de cada disciplina, que são reconstruídas e atravessadas (lógicas em concorrência e confrontação) em uma montagem singular, exigida pelo “problema/objeto” investigado. Nestes movimentos, os “mosaicos” e as “mesclas transmetodológicas” orientam a investigação e potencializam produções e resultados significativos.

MALDONADO, Efendy. Epistemología de la Comunicación: Análisis de la vertiente Mattelart en América Latina. Quito: CIESPAL, 2015.

Ambiências Comunicacionais e vivências midiáticas digitais de internautas em telecentros de acesso público

Resumo: O livro traz uma produção intelectual de singular valor, oferece refle­xões epistemológicas estratégicas, em especial nos diálogos que estabelece com Bachelard, Bateson e Marx, combinando esses aprofundamentos com as formulações plurimetodológicas que estruturou no contexto do GP-PROCESSOCOM do qual é um dos seus fundadores e um alicerce central de sua continuidade. No texto, nos seus cinco capítulos, é possível constatar a profunda imbricação de aspectos metateóricos transcenden­tes em realização combinada e fluída com pesquisas empíricas produzidas pelo autor com entusiasmo, inspiração e compromisso em vários estados do Brasil e na Catalunha. Juciano Lacerda mostra nestes escritos como tem sido capaz de produzir teoria viva, argumentos que assumem as pro­blematizações sem apagar as responsabilidades sociais, políticas, éticas e filosóficas da pesquisa.

LACERDA, Juciano de Sousa. Ambiências comunicacionais e vivências midiáticas digitais de internautas em telecentros de acesso público. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2016. v. 1. 418p.

Pesquisa, Comunicação, Informação

Resumo: Pesquisa, Comunicação, Informação reúne textos recentes dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) resultados de investigações.
Ao longo de mais duas décadas, o PPGCOM procurou firmar sua identidade em torno da perspectiva interdisciplinar de sua área de concentração: comunicação e informação, desdobrada em quatro linhas de pesquisa que organizam as reflexões aqui apresentadas:
• Informação, Redes Sociais e Tecnologias
• Jornalismo e Processos Editoriais
• Cultura e Significação
• Mediações e Representações Culturais e Políticas
Este livro é simultaneamente uma prestação de contas à comunidade do trabalho que desenvolvemos e um convite ao debate crítico acerca das funções da comunicação e da informação no tempo presente.

ROSÁRIO, Nísia Martins do (Orgs.), SILVA, Alexandre Rocha da (Orgs.). Pesquisa, Comunicação, Informação. Porto Alegre: Sulina, 2017.

Panorâmica da Investigação em Comunicação no Brasil

Resumo: Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil aglutina uma série de concepções metodológicas e experiências de pesquisa que se situam em vertentes críticas de produção de conhecimento no Brasil.
Entre suas premissas se destacam os aspectos éticos, públicos, dialógicos, transformadores, críticos e renovadores da pesquisa em comunicação.
A estrutura editorial da obra está dividida em três partes, a primeira versa sobre o metodológico na pesquisa de sujeitos comunicantes; a segunda tem como eixo articulador as relações entre metodologia e cidadania comunicativa; a terceira tem como linha principal aglutinante desafios metodológicos na dimensão digital.

MALDONADO, Alberto Efendy (Orgs.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil: processos receptivos, cidadania, dimensão digital. 1. ed. Salamanca: COMUNICACIÓN SOCIAL/Ediciones y Publicaciones, 2014.

Teorias da comunicação na América Latina

Resumo: Teorias da comunicação na América Latina oferece um conjunto sistemático de formulações teóricas em comunicação, apresentando vários paradigmas comunicacionais em confronto e confluência, organizando-os a partir do exame epistemológico da obra de Eliseo Verón.
Estrutura um conjunto de aspectos cruciais para a construção desse novo campo de conhecimentos, estruturando argumentos que procuram visualizações fortes para a pesquisa na área. Teoria e pesquisa são configuradas num tecido que procura rigor científico, flexibilidade criativa e compromisso ético, político e histórico com a América Latina.

MALDONADO, Alberto Efendy. Teorias da comunicação na América Latina. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

Transmetodología de la investigación teórica en comunicación: Análisis de la vertiente Verón en América Latina

Resumo: Parte de una investigación sobre la producción teórica y metodológica en comunicación en América Latina. Recorre la producción de Verón en una perspectiva epistemológica, que relaciona sus proyectos, postulados, modelos y reformulaciones con las redes conceptuales sobre la problemática de la comunicación. Ofrece un conjunto estructurado de saberes sobre comunicación, en el cual intervienen importantes paradigmas teóricos que tienen marcado el campo de las ciencias de la comunicación en América Latina en los últimos 40 años.

MALDONADO, Alberto Efendy. Transmetodología de la investigación teórica en comunicación: Análisis de la vertiente Verón en América Latina. 1. ed. Quito: CIESPAL. 2009.

comments