Lisiane Machado Aguiar

Doutoranda em Ciências da Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Comunicação Social: Hab. Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UNISINOS). Membro do grupo de pesquisa em semiótica e culturas da comunicação (GPESC) da UFRGS e do Grupo de pesquisa em processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM) da UNISINOS e Integrante da Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina (Rede AmLat).

Currículo lattes

Pesquisa

Em andamento: Normalizações do saber-poder metodológico no campo da comunicação: micropolíticas nos processos institucionais de produção de conhecimento científico

Concluída: Processualidades da cartografia nos usos teórico-metodológicos de pesquisas em comunicação social

Publicações

    • ROSÁRIO, Nísia Martins do; AGUIAR, Lisiane Machado. IMPLOSÃO MIDIÁTICA: corporalidades nas configurações de sentidos da linguagem – Significação: Revista de Cultura Audiovisual – ECA-USP, v. 41, n. 42 (2014).
    • ROSÁRIO, Nísia Martins do; AGUIAR, Lisiane Machado. Da filosofia da diferença à reflexão sobre o conceito de multiplicidade para pensar o método em comunicação. Em Questão, v. 19, p. 239-257, 2013.
    • AGUIAR, Lisiane Machado. Metametodologia: concepções transmetodológicas para as ciências da comunicação. In: ALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSARIO, Nísia Martins. (Org.). Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios da prática investigativa.. 2ed.Salamanca-Sevilla: Comunicación Social, 2013, v. 1, p. 162-173.
    • AGUIAR, Lisiane Machado. Por una epistemología transmetodológica en la realización de investigaciones en comunicación. Metodologías de investigación en comunicación Perspectivas transformadoras en la práctica investigativa. 1ed.Quito: Ciespal, 2013, p. 153-174.
    • AGUIAR, Lisiane Machado, MIRANDA, Danielle. O espaço urbano como texto semiótico: linhas de fuga nos agenciamentos socioculturais. In DA SILVA, Alexandre Rocha; JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade; BENTZ, Ione. (Org.). Semiótica e linhas de fuga. São Paulo: Editora Kazuá, 2014.

 

 

Atuação profissional

Doutoranda em Ciências da Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Linguagem e Culturas da Imagem.

Função no PROCESSOCOM

  • Coordena a Comissão de Editais e integra a Comissão de Publicação

 

comments