Juciano de Sousa Lacerda

Professor Adjunto II do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa “Estudos da Mídia e Práticas Sociais”. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). Atualmente coordena a pesquisa “Comunicação comunitária e local em rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros e lan houses na Região Metropolitana de Natal-RN”, com auxílio financeiro do Edital MCT/CNPq Nº 014/2010 Universal. É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa “Comunicação para a Cidadania”, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN) e participa da Rede AmLat (Rede Temática de Cooperação Científica Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina – PROSUL. MCT/CNPq Nº 11/2008). Integra ações de pesquisa em rede com os seguintes GPs: Processos Comunicacionais do PPGCom da Unisinos e GrupCiber (Grupo de pesquisa em Ciberantropologia) do Laboratório em Antropologia Social da UFSC. É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC (UFRN). É sócio da INTERCOM e da SBPC. Interesses de pesquisa: Teoria da Comunicação; Mídias digitais e apropriações locais; Usos sociais das tecnologias da informação e da comunicação; Comunicação Comunitária e Cidadã; Mídias e Saúde Coletiva; Comunicação e Saúde coletiva; Processos comunicacionais em projetos de Inclusão digital; Telecentros comunitários; Mídias comunitárias, alternativas e populares.

Currículo lattes

Blog

 

Publicações

  • LACERDA, Juciano de Sousa. Conversaciones digitales: las mediaciones del uso de la Internet en los telecentros de los proyectos Faróis do Saber y Paranavegar. Mediaciones Sociales, p. 127-154, 2011.

  • LACERDA, Juciano de Sousa. Mediatización: la tecnicidad como mediación. Chasqui, v. 110, p. Ensayos No 2, 2010.

  • MALDONADO, Alberto Efendy (Org.) ; BARRETO, Virgínia Sá (Org.) ; LACERDA, Juciano de Sousa. (Org.) . COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: Saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina. 1. ed. João Pessoa/Natal: UFPB/UFRN, 2011. v. 1. 400 p.

  • LACERDA, Juciano de Sousa. . Políticas de telecentros de acesso público gratuito e sociedade da informação: modelos em conflito. In: Alberto Efendy Maldonado, Suely D. Fragoso. (Org.). Internet na América Latina. 1 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v. , p. 169-190.

  • LACERDA, Juciano de Sousa. . El camino se hace al andar: una propuesta metodológica de la Webgrafia. In: PADILLA FERNÁNDEZ, adrián; MALDONADO, Alberto Efendy. (Org.). Metodologías Transformadoras: tejiendo la Red en Comunicación, Educación, Ciudadanía e Integración en América Latina. 1 ed. Caracas: Fondo Editorial CEPAP, 2009, v. 1, p. 111-146.

     

    Produções artísticas e culturais

  • DVD 1a Mostra de Vídeo-Participação do Jardim Paraíso. 2008. (Obra de artes visuais/Vídeo)

    Autores: LACERDA, Juciano de Sousa. ; ARTILHEIRO, Martha ; CASTANHA, Sueli Alves ; CIDRAL, Gustavo ; LEAL, Pedro Henrique ; JARDIM PARAÍSO, Grupo de Adolescentes

    Premiação: Selecionado para execução com verba da Fundação Cultural de Joinville; Tipo de acervo: Público; Tipo de evento: Criação; Nome do evento: Edital de Apoio às Artes 2008 – SIMDEC; Material empregado: Produção de dez curtas metragens, editados em DVD; Inst. promotora: Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Fundação Cultural de Joinville.
    Os dez curtas do DVD 1a Mostra de Vídeo-Participação do Jardim Paraíso Somente a verdade (Documentário – Dur. 4min30s). Conhecendo o Aeroporto (Doc. – Dur. 2min10s) Os dois lados da vida (Ficção – Dur. 6min26s). A História do Areião (Doc. Dur. 5min33s). As conquistas do Paraíso (Doc. Dur. 5min24s). O morro do Timbé (Doc. Dur. 3min45s). Gravidez na Adolescência (Doc. Dur. 5min). A Vila Cubatão (Doc. Dur. 4min22s). A história do bairro (Doc. – Dur. 4min46s). A grande jogada (Docu-ficção Dur. 2min16s).

     

    Produções técnicas

  • Privacidade na Internet?. Novolhar, São Leopoldo, RS, v. 12, p. 19 – 20, 01 set. 2006
    Autor: Juciano de Sousa Lacerda

  • Entrevista Edelberto Behs. Joinville: Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom), 2008 (Entrevista em Periódico Científico)
    Autor: Juciano de Sousa Lacerda
    Descrição: ISSN/ISBN: 1517-9524.
    Entrevista publicada na Revista Rastros (ISSN 1517-9524), número 9, ano IX, Edição Especial de 10 anos do Curso de Comunicação Social, p. 71-74.

  • Evaluaciones y perspectivas para la comunicación para el desarrollo: Conceptos y experiencias de África y Latinoamérica – Entrevista con el prof. Dr. Robert White. Caxias do Sul: Universidade Caxias do Sul, 2005 (Entrevista em Periódico Científico)
    Autores: Juciano de Sousa Lacerda, Manuela Rau de Almeida Callou
    Descrição: ISSN/ISBN: 1677-0943.
    Entrevista publicada na Revista Conexão (ISSN 1677-0943), V. 4, número 8, p. 131-143.

  • Oficinas de Vídeo-Participação no Jardim Paraíso. 2008
    Autores: LACERDA, Juciano de Sousa. ; NOERNBERG, Priscila ; ARTILHEIRO, Martha ; CASTANHA, Sueli Alves
    Descrição: Realização de seis oficinas de produção e edição de vídeo comunitário com jovens do Jardim Paraíso, em Joinville, SC.; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 6 meses; Nº páginas: 15; Cidade: Joinville; Inst. promotora/financiadora: Fundação Cultural de Joinville.
    O projeto foi aprovado no Edital de Apoio às Artes 2008, do Simdec, da Fundação Cultural de Joinville. Foram produzidos 10 curtas, tendo como protagonistas da produção adolescentes e jovens do bairro Jardim Paraíso, em Joinville.

     

    Atuação profissional

    Professor Adjunto II do Curso de Comunicação Social da UFRN e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa “Estudos da Mídia e Práticas Sociais”.

    Função no PROCESSOCOM

  • Coordena o Grupo no Rio Grande do Norte e integra as comissões de Gestão Operativa e de Editais

    comments