Curso de extensão em formação antirracista ganha 2ª edição em apoio com a Unesco

27 de agosto de 2021 Processocom

Ministrado por professores e pesquisadores negros e negras de todo o país, a iniciativa pretende dar continuidade à um trabalho anterior. Neste ano, o projeto “Academia Preta Decolonial: epistemologias e metodologias antirracistas” seguirá na modalidade online e de forma gratuita.

Durante o período de 22 de setembro a 15 de novembro de 2021, serão ofertados nove módulos com temáticas diversas, totalizando 40 horas de aprendizado, além de receberem convidados estrangeiros de Moçambique e Espanha. Ao todo, serão disponibilizadas 900 vagas para o público externo, sendo distribuídas por um sistema de lotes em diferentes datas. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento.

O curso de extensão foi desenvolvido pelas professoras do Campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Michelly dos Santos Carvalho e Leila Lima de Sousa, também integrante do grupo PROCESSOCOM. Para essa segunda edição, as idealizadoras se inscreveram na “segunda chamada da campanha para erradicação do racismo no Ensino Superior”, da Unesco. O concurso selecionou 20 propostas da América Latina, sendo 5 delas brasileiras.

Em depoimento, Leila escreve:

“A Academia Preta Decolonial é um projeto que a professora Michelly e eu pensamos com muito carinho, dedicação e compromisso ainda no ano passado por identificarmos uma necessidade e uma carência de discussões sobre raça, gênero e colonialidade na Universidade. Ofertamos um curso sobre feminismo negro em um evento do nosso curso de jornalismo na UFMA/ Imperatriz e identificamos o desconhecimento das estudantes em relação a produção intelectual de autoras e autores negros. Foi aí que pensamos na necessidade de ofertar um curso de extensão que pudesse trazer profissionais com experiências diversas para falar sobre suas pesquisas, sobre suas vivências como ativistas, em coletivos, em organizações do Movimento Negro. Não tínhamos a noção que o curso pudesse ganhar uma dimensão tão ampla como a que ganhou. Tivemos cursistas de todo o Brasil e também de países como Cabo Verde, San Tomé e Príncipe, Espanha. 

Do começo ao fim os cursistas foram muito participativos no curso e deixaram diversos depoimentos sobre como aquele tinha sido um espaço de fortalecimento, de apoio e de muita troca de saberes durante a pandemia. Motivadas pela receptividade do curso, decidimos ofertar uma segunda edição e nossa ideia é que a cada edição ofertada possamos ampliar ainda mais o curso, tornando-o mais acessível e inclusivo. Por isso, receber a notícia de que nossa proposta havia sido selecionada pela UNESCO, que é uma organização que tanto admiramos, foi uma imensa alegria. Um motivo a mais para continuarmos acreditando e lutando por uma educação mais plural, diversa, de todas, todes e todos. Um verdadeiro espaço para a emancipação cidadã!”.

Os inscritos poderão acompanhar as aulas por meio da plataforma Google Sala de Aula e pelo Youtube, acessando o canal do Núcleo de Pesquisa “Maria Firmina dos Reis”. Os encontros serão às quintas-feiras com duas horas e quinze minutos de duração. 

Fique de olho nas datas de inscrição:

LOTE 1 – 300 vagas – 01.09.21 a 03.09.21

LOTE 2 – 300 vagas – 06.09.21 a 07.09.21

LOTE 3 – 300 vagas – 08.09.21 a 10.09.21

Site do evento: https://www.even3.com.br/2academiapretadecolonial/ 

Acompanhe demais informações pelo perfil no Instagram: @np.mariafirmina

#comunicação#curso#pesquisa#Processocom

Previous Post

Next Post