ANIVERSÁRIO XIX DO GP PROCESSOCOM

19 de agosto de 2021 Processocom

A. Efendy Maldonado G.1

Agosto 2021

O coletivo de invenções críticas comunicacionais PROCESSOCOM está comemorando seu décimo nono aniversário de existência; nesse período se consolidou como um referente nacional e internacional, de produção de conhecimento em ciências da comunicação. No seu berço se formaram dezenas de investigadoras e investigadores, que têm contribuído de modo decisivo para o fortalecimento e a qualificação da área nas cinco regiões do Brasil, e em vários países de América Latina. O GP PROCESSOCOM conseguiu configurar uma cultura solidária e colaborativa de pesquisa, que o tornaram um símbolo de distinção transformadora no campo acadêmico, científico e profissional da área de comunicação; de fato, seu compromisso ético/político com as classes subalternas, com as etnias marginalizadas, com as pessoas com deficiência, com os gêneros segregados, com todos os excluídos e explorados da Terra, o constituíram num coletivo de pensamento estratégico denso, aberto, profundo, crítico, inventivo e transformador. 

A produção de investigações, livros, revistas, publicações, produtos técnicos, produções artísticas, seminários, colóquios, encontros, cursos, oficinas, blogs, sites e processos comunicacionais diversos, tem feito do PROCESSOCOM um centro de geração de ciência, arte e compromisso político. Sua cultura, epistemologia, complexo metodológico, seus argumentos, filosofemas, poesias, músicas, danças, fotografias, audiovisuais e produção informativa, o transformaram num núcleo de criação importante no contexto ibero-americano.

É importante assinalar o caráter aberto, flexível, articulador, orientador, colaborativo e renovador do GP PROCESSOCOM; nele participam pesquisadoras e pesquisadores de dezenas de universidades do Brasil, da América Latina e de Ibero-América; constituindo-se numa estrutura/estruturante, sinérgica, que incorpora sabedorias, conhecimentos, experiências, estéticas e dinâmicas de uma diversidade de culturas, costumes e semióticas do mundo. De fato, foi a partir da experiência científica e organizativa do GP PROCESSOCOM que foi constituída a Rede AMLAT a partir de 2009; e durante 12 anos o grupo tem sido um dos principais articuladores da Rede AMLAT, e um dos seus alicerces organizativos, metodológicos, teóricos e epistemológicos.

Nos aproximamos ao vigésimo aniversário tendo construído uma cultura inventiva de resistência, renovação e transformação, que nos deixa profundamente agradecidas e agradecidos com todas e todos os parceiros, que tornaram possível esta bela realização, a de um sujeito/a comunicante coletivo/a que flui em transformação poética revolucionária.

1 Catedrático/Investigador, fundador do GP PROCESSOCOM

#comunicação#grupo de pesquisa#investigação crítica#pesquisa#Processocom

Previous Post

Next Post