Parceria entre o Laboratório DigiLabour e Fundação Perseu Abramo resulta em ações de debate reflexivo
29 de abril de 2021 Processocom
O Laboratório de Pesquisa DigiLabour, coordenado pelo Professor Rafael Grohmann, também integrante do PROCESSOCOM, está agora com novas atividades programadas. Em colaboração com a Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), visam fomentar os debates e as políticas públicas sobre cooperativismo de plataforma.
O primeiro trabalho desenvolvido em conjunto já pode ser consultado na 7ª edição da revista Focus Brasil, da instituição parceira. A publicação “Um novo caminho para a autogestão do trabalho”, escrita pelo professor, desdobra-se sobre a dependência digital na organização de trabalho, e já revela os novos caminhos alternativos para essa condição de submissão algorítmica. Confira abaixo um trecho retirado da matéria:
“De forma realista, as plataformas controladas por trabalhadores não vão substituir as grandes plataformas – elas têm muito lobby e poder financeiro. Mas têm capacidade de serem experimentos pré figurativos, verdadeiros laboratórios, construindo novos circuitos locais de produção e consumo. Por isso a importância de apostar nas plataformas de trabalhadores como políticas públicas. […] Há que se lutar por trabalho decente: salário mínimo, condições de trabalho, rede de segurança e contratos claros” (p.38 e 39).
Além da matéria, no dia 12 de maio, será possível acompanhar a fala de Rafael Grohmann junto ao professor Vitor Filgueiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ambos estarão no painel da TV Perseu Abramo, abordando o assunto das plataformas digitais controladas por trabalhadores. O programa será retransmitido pelos veículos Diário do Centro do Mundo e Revista Fórum.
No segundo semestre de 2021, quem possuir interesse na temática terá mais uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. Mais uma vez junto à Fundação, os professores estarão ministrando um curso de extensão com o intuito de promover políticas públicas que contemplem as lutas por outras economias de plataformas. Mais informações serão divulgadas posteriormente pelos principais canais das organizações.
Onde encontrar mais informações:
Os materiais desta parceria podem ser acessados através dos veículos institucionais das organizações. Acima, você encontra links que o direciona automaticamente para os sites/redes. Caso preferir, listamos a seguir os principais meios para você acompanhar.
DigiLabour: digilabour.com.br
Fundação Perseu Abramo: fpabramo.org.br
7º edição da Revista Focus Brasil: https://bityli.com/M81DP