Pesquisa Apoiada pelo CNPq e Fundação FUNAGIB Revoluciona Produção da Mandioca

2 de dezembro de 2017 Processocom

http://sbpcpe.org/index.php/noticias/425-jornal-eletronico-da-sbpc-pe-23-ano-3#l

Uma técnica nova de melhoramento de da mandioca com base botânica e horticultural – permite utilizar novo fenômeno genético de melhoramento dessa cultura alimentar.

A nova técnica é baseada sobre sintetizar quimera periclinal interespecífica da mandioca onde a mandioca fazendo camada externa e hibrido interespecífico ou espécie silvestre faça as camadas internas. O efeito epigênico entre os dois diferentes tipos leva a estimular muito o tamanho de raízes (4-6 vezes tamanho normal). Acredita-se que esse efeito epigênico, algo semelhante a heterose notado quando se cruza duas Linhagens puras em culturas como milho ou outros. A originalidade do trabalho é a sintetizar quimera periclinal por técnica simples de enxertia sem uso de hormônio e a obtenção desses resultados impressionantes que prometem revolucionar produção da mandioca.

Ler artigo completo nesse link

COM 80 ANOS, PROFESSOR INNOVA EM TÉCNICA DE ENSINO

 O curso de biodiversidade, sua formação e conservação oferecido pelo Dr. Nagib Nassar, Professor Emérito da UnB, ministrado para aos alunos de pós-graduação em Botânica da universidade conta com uma metodologia nova de uso inteiramente de audiovisuais eletrônicos e imagens acompanhados por explicação do professor dos aspectos científicos relacionados.

Veja link com imagens do curso: http://www.geneconserve.pro.br/site/course/BioDiversidade.rar

comments

Previous Post

Next Post