II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CRÍTICA EM COMUNICAÇÃO TRAZ PESQUISADORES DA ESPANHA, EQUADOR, URUGUAI, COLÔMBIA, BOLÍVIA, ARGENTINA E VENEZUELA

23 de setembro de 2017 Ismael Ferreira

Ariane Laureano
Bolsista de Iniciação Cientíica

A Unisinos sedia o II Colóquio Internacional de Investigação Crítica em Comunicação. O evento promovido pelo grupo Processocom, proporciona um momento de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores. Para essa atividade virão pesquisadores da Espanha, Equador, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Argentina e Venezuela.

O evento propõe ampliar e intensificar a cooperação internacional em investigação crítica em comunicação na América Latina. No primeiro dia do evento, na quinta-feira (28), o audiovisual estará em pauta, com a discussão sobre a relevância social da investigação audiovisual aplicada. Para essa roda de conversa estão convidados os seguintes pesquisadores da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB): Nicolás Lorite e Jordi Grau. Representando o Brasil e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Juciano de Souza Lacerda.

Nicolás Lorite é graduado em Jornalismo e Sociologia e possui doutorado em Ciências da Informação, atuando principalmente sobre os seguintes temas: rádios comunitárias, cidadania e dinamização. Jordi Grau possui doutorado em Antropologia Social e pesquisa a antropologia audiovisual (fundamentos teóricos e metodológicos da antropologia audiovisual), a relação entre antropologia e cinema e a antropologia de parentesco. Ele é o autor de vários livros, principalmente Novas formas de família: áreas emergentes (2016) [título traduzido], Procriação, gênero e identidade (2006) [título traduzido], Antropologia Audiovisual (2002) [título traduzido] e A Família na tela (2002) [título traduzido], e publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais.

Juciano é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente coordena a pesquisa “Comunicação comunitária e local em rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros e lan houses na Região Metropolitana de Natal-RN”.

comments

Previous Post

Next Post