Integrantes do Processocom participam do Intercom Nacional 2016

29 de agosto de 2016 Processocom

Vitória Brito Santos

Começa na segunda-feira (05/09) o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. O evento, que acontece anualmente, ocorrerá até a sexta-feira (09/09) e estará sendo realizado na Universidade de São Paulo (USP). Após 30 anos da inserção da temática Mídia e Educação (tema do VIII congresso da Intercom realizado em 1985) o evento terá como tema central “Comunicação e educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação”.

O tema dos debates e estudos propostos nesse ano pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) pretende refletir sobre o aumento das pesquisas que versam sobre a interface Comunicação e Educação. Buscando desvendar as transformações sociais que possibilitaram o estudo da temática e que resultaram em surgimento de cursos de graduação e de especialização com enfoque no tema. O ciclo de estudos da Intercom apresenta a temática do ponto de vista politico (conquistas sociais que levarão o tema a ser difundido nos ambientes de ensino por todo o país) e nas formas de inserção na sociedade que serão pautas das três mesas redondas propostas no evento: “Paradigmas para a Integração”; “Caminhos para a construção da cidadania” e “Empoderamento tecnológico para o diálogo social”.

O evento contará com mais de 3 mil participantes. São cinco dias de atividades como: minicursos, oficinas, painéis, palestras e debates. O primeiro dia (05/09) será dedicado aos minicursos ofertados nos dois turnos na Cidade Universitária. A abertura oficial ocorre no dia 06/09 com a conferência de abertura do Professor Dr. Guillermo Orozco Goméz (Universidad de Guadalajara/México), no Auditório CDI-USP Butantã, e tem como título a temática do evento.

276671f0bcf6913435052d5b2892434b

Os integrantes do GP Processocom participam do congresso em diversos GTs. Graziela Bianchi, Professora Dra. da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresenta com alunos os trabalhos “Radiojornalismo no Sul do Maranhão – características e dados contextuais”, no dia 07/09, e “Cartografia das emissoras radiofônicas Sulmaranhenses”, no dia 08/09.

O professor Dr. Juciano Lacerda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta com uma aluna o trabalho intitulado “Práticas do jornalismo alternativo e contra-hegemônico de agência de informação: um recorte a partir da experiência da Adital”, no dia 07/09. Tamires Ferreira Coelho, doutoranda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresenta o trabalho intitulado “Desigualdades de gênero em Guaribas-PI e o aparecer da mulher sertaneja no Facebook”, no dia 07/09.

O mestrando Mauricio Rodrigues Pereira e a professora Dra. Nísia Martins do Rosário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentam o trabalho “No Limits na fotografia de moda: o Uber-Corpo”, no dia 08/09. A professora Nísia coordenará ainda na manhã do dia 09/09 a Sessão de Semiótica e Esferas Culturais, no horário das 9h às 11h10min.

Maytê Ramos Pires, mestranda da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) apresenta o trabalho “A construção metodológica em uma investigação de recepção de cinema”, no dia 08/09. A mestranda da Universidade Feevale (FEEVALE) Vitória Brito Santos apresentará o trabalho “Direitos Humanos, Educação e o casamento infantil no Brasil: em pauta os ensinamentos da cobertura midiática”, no dia 09/09.

O encerramento do evento ocorrerá a partir das 14h no Auditório CID-USP com a premiação EXPOCOM. Mais informações sobre a programação do evento pode ser conferida no link: http://intercom2016site.wixsite.com/2016

comments
#comunicação#educação#educomunicação#Intercom

Previous Post

Next Post