Efendy Maldonado assume como titular da Cátedra Armand Mattelart

8 de junho de 2016 Processocom

Júnior Melo da Luz

WhatsApp-Image-20160608 (1)

No dia 7 de junho de 2016, terça-feira, o professor e pesquisador Dr. Alberto Efendy Maldonado, coordenador do grupo de pesquisa Processocom, assumiu como catedrático titular da Cátedra Economía y Políticas de Comunicación Armand Mattelart, sediada no Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL), no Equador.

A cerimônia aconteceu com a presença de dezenas de estudantes, profissionais e meios de comunicação. Além da inauguração da Cátedra, apoiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), houve a entrega da Medalha de Ouro para Armand Mattelart, que estava presente no evento.

Por sua contribuição em pensar o papel emancipatório dos meios de comunicação na América Latina e a comunicação alternativa, o pesquisador belga foi homenageado com a cátedra em seu nome. Sua esposa, Michèle Mattelart também foi reconhecida com um diploma por seu apoio acadêmico e contribuição às ciências sociais.

Armand Mattelart tem participado ativamente dos trabalhos desenvolvidos no CIESPAL, contribuindo com um pensamento crítico que surge em resposta ao neopositivismo e funcionalismo. Sua obra, essencial para compreender a construção social, influencia o pensamento de diversos pesquisadores, como o professor Dr. Efendy Maldonado, que agora é catedrático titular da Cátedra Mattelart.

Sobre a cátedra Armand Mattelart

A compreensão das estruturas e políticas de comunicação se torna estratégica frente à complexidade das condições atuais da Comunicação-Mundo. A necessidade de seguir a senda do pensamento crítico é fundamental para a configuração de uma nova ordem comunicacional que retome o legado do informe McBride, mas que enfrente as exigências do presente e futuro da comunicação.

Em um mundo sempre mais globalizado e midiatizado se mostram necessárias as análises das condições materiais, de acesso e de controle envolvidas nos processos de mediação social. A Cátedra Armand Mattelart propõe, desta forma, um olhar sócio-crítico que permita identificar os rasgos das estruturas políticas e econômicas que modelam o cenário tecnomidiático das sociedades contemporâneas, assumindo os desafios para sua democratização.

WhatsApp-Image-20160608 (2)

Linhas de investigação

Políticas Nacionais de Comunicação

Economia Política da Comunicação, da Cultura e do Conhecimento

Colonialismo e Sistema Internacional de Comunicação

Comunicação, Cidadania e Democracia

Titular: Efendy Maldonado, Unisinos, Brasil. Contato: alefma@unisinos.br

Coordenador: Francesco Maniglio, CIESPAL, Ecuador. Contato: fmaniglio@ciespal.org

WhatsApp-Image-20160608

*Com informações do CIESPAL.

comments
#Cátedra Armand Mattelart#CIESPAL#Efendy Maldonado#UNESCO

Previous Post

Next Post