Estudo sobre as TIC e sua influência em escolas públicas é lançado pelo CGI.br

26 de abril de 2016 Processocom

Vitória Brito Santos

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou no mês de abril o livro intitulado “Educação e tecnologias no Brasil: um estudo de caso longitudinal sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em 12 escolas públicas”. O livro é fruto de quatro anos de estudo realizado pelo Comitê que, nesse período, acompanhou a implementação e adoção de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), em 12 escolas públicas do país.

26-04-2016 - Vitória

O livro traz um compilado de informações e depoimentos coletados pelos pesquisadores durante o estudo. Com resultados inovadores a respeito da implementação de políticas educacionais com relação ao uso das TIC, temos no livro as vozes dos atores da comunidade escolar: pais, professores, alunos, entre outros, auxiliando na construção de uma pesquisa qualitativa elaborada em paralelo com o levantamento quantitativo da pesquisa anual TIC Educação, que vem sendo feita desde 2010. O livro aborda ainda as práticas pedagógicas e a mudança na rotina das instituições após a implementação dessas novas tecnologias.

A pesquisa foi desenvolvida sob responsabilidade do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O livro faz parte da série “Estudos Setoriais NIC.br”, pesquisa dedicada a discussão de temas sobre a interface entre a sociedade e as TIC.

Em entrevista, o diretor do Cetic.br, Alexandre Barbosa, declarou que a obra “Trata-se de um olhar longitudinal e contextualizado, por meio do qual temos a oportunidade de aprofundar as informações reveladas pela pesquisa quantitativa. Em vez de um retrato do momento, o estudo traz um filme sobre o que acontece no ambiente escolar no que se refere ao uso da tecnologia”.

O livro que contempla escolas da Região Sul, Sudeste e Nordeste está disponível para download.

comments
#CGI.br#educação#tecnologia#TIC

Previous Post

Next Post