“Mattelart é referência na região sobre pesquisa em comunicação”, diz Efendy Maldonado

10 de dezembro de 2015 nosoymarcelo

Texto originalmente escrito em espanhol (link do original)
Tradução de Kélliana Braghini
Revisão de Julherme J. Pires

No dia 11 de novembro, na CIESPAL, foi lançada a obra “Epistemologia da Comunicação: análises da vertente Mattelart na América Latina”, do acadêmico equatoriano Efendy Maldonado.

O evento teve a participação de cerca de 60 pessoas, entre estudantes e acadêmicos. O diretor de pesquisa da CIESPAL, Claudio Maldonado, deu as boas-vindas enfatizando que a obra contribui para o desenvolvimento do pensamento comunicacional a partir de uma perspectiva do sul.

A professora Jiani Adriana Bonin, uma das comentaristas da obra, destacou o trabalho realizado pelo autor e mencionou que o livro é uma mescla de pensamentos de Mattelart e Maldonado, que sempre se comprometeram com a América Latina e seu povo. Por outro lado, o professor Alberto Pereira expressou que a obra cumpre com um compromisso acadêmico na região. O livro contém 9 capítulos e a compilação de informações para sua publicação começou ainda nos anos 80.

Os professores que comentaram o livro, da esquerda para a direita: Alberto Pereira, Jiani Bonin, Efendy Maldonado (autor) e Nísia do Rosário.

Os professores que comentaram o livro, da esquerda para a direita: Alberto Pereira, Jiani Bonin, Efendy Maldonado (autor) e Nísia do Rosário.

Para a professora Nísia Martins do Rosário, é uma obra que fala a partir da visão do autor sobre epistemologia, teoria e ciência com base na vertente de Mattelart. Para finalizar o evento, o autor Efendy Maldonado explicou que seu trabalho é uma reivindicação ao legado de Armand Mattelart e busca a construção de estratégias metodológicas na América Latina para ajudar a fortalecer a pesquisa no campo da comunicação.

Efendy Maldonado agradeceu a casa de comunicação, CIESPAL, por todo apoio recebido. Além disso, destacou o trabalho de vários grupos de pesquisa que têm Mattelart como mentor. Desta forma, para continuar com este legado, a CIESPAL anuncia a abertura da cadeira “Armand Mattelart: economia e políticas de comunicação”.

comments

Previous Post

Next Post