Comunicação e Transformações Sociais tematizam 9º Congresso da Sopcom

28 de outubro de 2015 Processocom

Acontecerá, entre os dias 12 e 14 de novembro, o IX Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), com a temática “Comunicação e Transformações Sociais”. O evento, que neste ano ocorre na Universidade de Coimbra (Portugal), foca nas transformações pelas quais a humanidade vem passando em diversos âmbitos, impactando nas formas de visão, percepção e sensação do mundo ao nosso redor. Elas estão atreladas intimamente a questões comunicativas, sobretudo quando analisamos mudanças tecnológicas.

“Por um lado, a comunicação surge como o elemento catalisador de todas as transformações, potenciada de igual modo por assinaláveis desenvolvimentos tecnológicos com impactes visíveis nas sociedades contemporâneas. Por outro lado, as diversas formas de comunicação (informativa, política, estratégica, cultural ou estética, entre outras) são elas próprias, nas suas práticas e nos seus princípios, simultaneamente resposta e consequência, causa e efeito das transformações do mundo em que coexistem”, afirma a organização do evento.

No dia 11/11 haverá um pré-congresso da Sopcom dedicado a discutir “Gênero, Media e Espaço Público”, que debaterá questões relacionadas à luta pela igualdade de gênero nos espaços públicos e midiáticos. Os meios de comunicação são entendidos como importantes elementos da vida coletiva, visibilizando vozes e posicionamentos, bem como (re)construindo agendas e lógicas.

No pré-congresso será abordado também o projeto “Género e produção noticiosa: uma análise da produção e das organizações noticiosas em termos de género”, financiado pela FCT e realizado em 2013-2015. Esse projeto questionou o modo como o género afeta não apenas as/os jornalistas, mas as suas experiências, entendimentos e compromissos que moldam a produção jornalística no dia-a-dia.

A integrante do Processocom Tamires Coêlho apresentará os trabalhos “Comunicação e Gênero: Desafios Metodológicos na Construção de uma Pesquisa de Recepção com Mulheres no Sertão do Nordeste Brasileiro” (no Pré-Congresso) e “(In)Visibilidades De Gênero No Webjornalismo Piauiense: Uma Análise Do Caso “Makelly Castro” (no GT Género e Sexualidades).

comments
#comunicação#Espaço público#Gênero#Media#Sopcom#Transformações sociais

Previous Post

Next Post