Conflitos e discursos de ódio nas mídias são pautas do Ecomig 2015

26 de outubro de 2015 Processocom

O VIII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG) será realizado na UFMG entre os dias 28 e 30 de outubro. Nesta edição, a ideia é refletir sobre os conflitos e discursos de ódio nas mídias – tema que orientará a conferência de abertura e o minicurso, ministrados pelo Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero – SP).

A conferência de abertura, intitulada “A potência da alteridade nas mídias digitais: uma perspectiva de identidade e diferença”, abordará aspectos das interações nas mídias digitais a partir dos estudos de identidade e alteridade. Já o minicurso, ” Identidade,  diferença e política nas mídias digitais”, propõe uma compreensão dos ambientes digitais a partir da complexidade das relações humanas e terá duração de oito horas-aula.

Além da conferência de abertura e do minicurso, o encontro será composto por mesas com professores convidados sobre pesquisas em Comunicação desenvolvidas em Minas Gerais e por três grupos de trabalho (1. Processos sociais e práticas comunicativas, 2. Estéticas, imagens e mediações e 3. Dispositivos e textualidades midiáticas) voltados para apresentação e debate dos artigos selecionados.

Desde a sua criação, em 2008, o ECOMIG vem se desenvolvendo com o objetivo de promover o diálogo e o aprimoramento de pesquisas desenvolvidas em Minas Gerais. Até o último ano, o evento envolveu alunos e professores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Em 2015, também participam pesquisadores da Universidade da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A edição deste ano é coordenada por Tamires Coelho (integrante do Processocom) e pelo doutorando Tiago Barcelos, ambos da UFMG.

comments
#conflitos#Discursos de ódio#Ecomig#Identidade#mídia#mídias digitais#política#UFMG

Previous Post

Next Post