A Nova Geografia Cultural das Identidades: grupo PROCESSOCOM recebe o professor Joseph Straubhaar na Unisinos São Leopoldo

26 de agosto de 2015 Processocom

Paulo Júnior Melo da Luz

IMG_0021

Na última quinta-feira a Unisinos São Leopoldo recebeu o professor estadunidense / Foto: Marina Albuquerque

Na última quinta feira, 20 de agosto, o professor phD Joseph Straubhaar, da Universidade do Texas em Austin (EUA), esteve no campus de São Leopoldo da Unisinos. Apresentando o tema “A Geografia Cultural das Identidades”, o pesquisador falou sobre a globalização e suas implicações nas identidades, nos processos de hibridização das culturas e nos próprios espaços culturais e linguísticos.

Além disso, Straubhaar realizou uma retomada histórica sobre as imigrações latinas, transnacionalizações, regionalizações e nacionalizações culturais, que aparecem nos espaços midiáticos, configurando novas formas de constituir a identidade. Teóricos como Giddens, Gitlin, Hall e Anderson embasaram a fala do professor, que abordou também as definições culturais que se moldam com topografias mentais de escolha da mídia.

A visita do professor Joseph Straubhaar na Unisinos foi promovida pelo Curso de Especialização em Televisão e Convergência Digital, coordenada pelo professor Dr. Andres Kaliloske. Em São Leopoldo, o docente da Universidade do Texas em Austin veio a convite do grupo de pesquisa Processos Comunicacionais: Epistemologia, Midiatização, Mediações e Recepção (PROCESSOCOM).

comments
#palestra#Processocom#Unisinos

Previous Post

Next Post