Megaeventos e Comunicação: dos acontecimentos aos mecanismos de videovigilância na contemporaneidade

3 de outubro de 2014 Processocom

Durante esta semana está acontecendo o VII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (Ecomig). O evento começou no dia 01/10 e está terminando hoje (03). A temática central escolhida para debate foi “Megaeventos: entre os meios e as interações”. A programação conta com um minicurso da professora e pesquisadora Fernanda Bruno (UFRJ) que encerra hoje, contou com apresentações de pesquisas em Grupos de Trabalho (GTs) e com palestras de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e da instituição sede do evento neste ano, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Fernanda Bruno, que ministrou a conferência de abertura do evento e que está finalizando um minicurso hoje na PUC-Minas, falou da teoria ator-rede e das perspectivas de pesquisa envolvendo big data, algoritmos sociais e dispositivos de vigilância através de máquinas (drones, smartcameras etc.) e dos usos da internet.

Fernanda Bruno ministrou a conferência de abertura e um minicurso no Ecomig 2014. Foto: Comissão Ecomig

Fernanda Bruno ministrou a conferência de abertura e um minicurso no Ecomig 2014. Foto: Julia Lery

Dentre os megaeventos em destaque estão eleições, copa do mundo de futebol, olimpíadas e manifestações, analisados segundo possíveis relações entre processos interacionais e dispositivos midiáticos. Ao compreender a comunicação como prática, atividade, processo, dinâmica relacional e associativa, o Ecomig procura pensar de que maneiras as ações entre pessoas e os agenciamentos coletivos com os meios infocomunicacionais dispõem sentidos múltiplos a respeito de eventos que adquirem visibilidade. O embate, o conflito, o dissenso, as controvérsias e as negociações de sentidos são aspectos relevantes a serem privilegiados ao se pensar sobre a emergência das multidões, massas e públicos na cena urbana e em outros ambientes midiáticos.

Criado em 2008, o Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (Ecomig) vem se desenvolvendo com o objetivo de promover um espaço de diálogo e aprimoramento de pesquisas desenvolvidas em Minas Gerais pelos alunos dos programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas, UFJF e UFMG. Neste ano, a integrante do Processocom Tamires Coêlho participou da organização do evento e apresentou um trabalho baseado em sua dissertação de mestrado, desenvolvida na Unisinos, intitulado “Influências de marcas culturais gaúchas nas práticas comunicativas da comunidade CS POA”.

Confira a programação completa do evento no site do evento.

comments

Previous Post

Next Post