Participantes do GP Processocom lançam livros no XII Congresso Alaic
15 de agosto de 2014 Processocom
Durante o XII Congresso Alaic, o GP Processocom foi representado pelas apresentações de seus participantes e pelas obras do grupo. Foram lançados no evento quatro obras, fomentando o intercâmbio científico na área da Comunicação. O Congresso ocorreu nos dias 6,7 e 8 de agosto em Lima, e reuniu pesquisadores de várias partes do globo.
Os lançamentos dos livros “Processualidades Metodológicas: Configurações Transformadoras em Comunicação”; “Metodologías de investigación en comunicación”; “Perspectivas Metodológicas em Comunicação” e “Panorâmica de pesquisa em Comunicação no Brasil” ocorreram no dia 7 de agosto, na categoria Teoría y metodología de la investigación en comunicación, na Pontíficia Universidade Catótlica do Peru.
Os livros:
Processualidades Metodológicas: Configurações Transformadoras em Comunicação
Obra comemorativa dos dez anos do Grupo de Pesquisa Processocom, a produção problematiza os percursos dos pesquisadores como formas coletivas da construção do conhecimento. Organizado pelas professoras doutoras Jiani Bonin e Nísia Martins do Rosário, o livro conta com 16 textos que abordam diversas temáticas e que mostram realidades dos processos de cada pesquisador. A metodologia, nas perspectivas dos autores da obra, não se limita à escolha de um método ou ferramenta, mas abrange todo o processo investigativo, adequando-se às necessidades de cada problema e abandonando estruturas pré-moldadas.
Metodologías de investigación en comunicación
Organizado por Efendy Maldonado, Jiani Adriana Bonin y Nísia Martins do Rosário a obra foi editada pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL). A publicação contém um conjunto de textos teórico-metodológicos que desenvolvem argumentos a partir de projetos realizados em programas acadêmicos de excelência em doutorado e mestrado no Brasil e na Argentina.
A problemática central de todos os textos é a metodologia, dimensão que não conta com suficiente atenção epistemológica nas práticas investigativas comunicacionais e que exigem uma preocupação singular para garantir a produção de projetos de alto nível acadêmico e científico.
Perspectivas Metodológicas em Comunicação
A questão metodológica, como nunca antes, remete à necessidade de problematizar sobre os horizontes de saber, sobre as cosmovisões que vinculam os conhecimentos teóricos gerais, filosóficos, estratégicos, com os construtos teóricos operativos capazes de afetar o mundo e a sociedade com propostas fecundas de transformação sociocultural. As concepções, desenhos, formulações, projetos e argumentos investigativos precisam de concretude inventiva e renovadora. O campo de conhecimento da comunicação exige mudanças profundas do seu habitat intelectual, em especial de pesquisa. Nessa orientação, os alicerces da transdisciplinaridade, transmedialidade e complexidade contribuem para reformulações férteis.
A obra intitulada Perspectivas Metodológicas em Comunicação, lançada em 2013 pela editora espanhola Comunicación Social, alcançou o segundo lugar em vendas no portal de distribuição digital Libros de Comunicación, que é especializado na área de comunicação e é referência para pesquisadores espanhóis.
Panorama de pesquisa em Comunicação no Brasil
Aglutina uma série de concepções metodológicas e experiências de pesquisa que se situam em vertentes críticas de produção de conhecimento no Brasil. Entre suas premissas se destacam os aspectos éticos, públicos, dialógicos, transformadores, críticos e renovadores da pesquisa em comunicação.
A obra é pensada em termos dialógicos, possibilitando a entrada e o acompanhamento de processos e argumentações, na perspectiva da qualificação e o aperfeiçoamento investigativo de professores, estudantes e investigadores da área da comunicação e aos interessados em suas problemáticas.