Integrante do Processocom participará da I Jornada Internacional GEMInIS

12 de Maio de 2014 Processocom

Vitória Brito Santos

Na próxima semana, de 13 a 15 de maio, acontece a I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos/SP. Este ano o JIG/2014 tem como tema central o entretenimento transmídia na base da economia criativa. O objetivo do evento é promover um debate sobre os processos de compartilhamento da propriedade intelectual e comercial de marcas. A partir dessa discussão, a ideia é entender como o conteúdo audiovisual é concebido e distribuído nas redes culturais e comunicacionais.

Durante o evento serão promovidos intercâmbios entre os produtores de entretenimento transmídia e os pesquisadores acadêmicos, buscando estimular o diálogo entre os campos da cultura midiática, do marketing, do design e das artes. O JIG/2014 trará a oportunidade de diálogo/debate entre o mainstrem e as culturas periféricas; as novas plataformas da produção audiovisual seriada e o caráter lúdico do conteúdo das TVs públicas; estimulando o desenvolvimento de novos formatos de entretenimento para o audiovisual brasileiro, envolvendo alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em cinema, audiovisual, publicidade, design e marketing.

logo JIG

A integrante do  Processocom, doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriana Pierre Coca apresentará o trabalho “Percursos Narrativos na Era da Convergência: o caminho traçado pela série Latitudes” no espaço do Seminário Temático, que é destinado a pesquisadores que investigam assuntos relacionados ao tema do evento (entretenimento transmídia), provenientes das seguintes linhas de pesquisa: Novos arranjos do Mercado Audiovisual na era da Economia Digital; Narrativa transmídia e a Cultura Participativa; Ficção seriada audiovisual para multiplataformas; Ecossistema midiático contemporâneo; Processos tecnológicos e artísticos em Imagem e Som; e Marketing transmídia.

Além do Seminário Temático, o evento terá ainda apresentações de Painéis; sediará o III Colóquio de Imagem e Som; Mesas Redondas para debates; Conferências; Workshops e Oficinas. A programação completa e mais informações sobre o JIG 2014 podem ser conferidas aqui.

comments
#evento#JIG#Transmídia

Previous Post

Next Post