Integrantes do grupo se titulam mestres e doutores

21 de abril de 2014 Processocom

Maytê Ramos Pires

A temporada de bancas de 2014 começou em janeiro para o Processocom, com a defesa da dissertação “Processos comunicativos digitais e presenciais na comunidade CS POA: relações culturais/identitárias e perspectivas de cidadania comunicativa e cultural”, da Tamires Coêlho, Mestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) que já está cursando seu doutorado em Comunicação, agora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para obtenção de seu título, Tamires pesquisou a comunidade CS POA (Couchsurfing em Porto Alegre-RS) estudando as relações entre redes sociais, comunidades, cultura, identidade e cidadania.

Tamires Coêlho

Tamires Coêlho

Outro integrante do grupo a se qualificar academicamente no início do ano também pela Unisinos foi o professor Andres Kalikose, que no seu processo de doutoramento estudou a convergência digital e a cultura da participação. Sua tese, intitulada “Televisão na América Latina: da indústria cultural à cultura da convergência” tem foco na produção de três países – Brasil, Argentina e México – por estes serem os grandes centros televisivos da América Latina e assim terem grande força nas linhas de inovação e limitações televisivas em termos econômicos.

Andres Kalikoske

Andres Kalikoske

O terceiro participante do Processocom a adquirir novo título foi Joel Felipe Guindani, agora doutor, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao defender a tese “A construção da cidadania na prática da Rádio Terra Livre FM”. Professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Joel pesquisa temáticas como comunicação e cultura, cidadania, audiovisual e movimento sociais e desde 2008, quando ingressou no mestrado na Unisinos, estuda a prática radiofônica do Movimento Sem Terra, concretizada na Rádio Terra Livre FM.

Além dos integrantes acima mencionados outros quatro estudantes que se titularam mestres em março deste ano tiveram participação no Processocom, apesar de não mais integrarem o grupo. São eles Thales Henrique Pimenta (Unisinos), Bruno Schmidt Alencastro (Unisinos), Ana Paula Dorneles (Unisinos) e Lorena Risse (UFRGS).

comments
#banca

Previous Post

Next Post