TEDx: ideias que transformam

12 de novembro de 2013 Processocom

Rafael Tourinho Raymundo

Espalhar boas ideias: esse é o lema do TED, organização famosa por reunir grandes nomes da ciência, das artes e do ativismo para ministrar palestras curtas. Essas falas são disponibilizadas online e ganham o mundo, informando e inspirando diversos públicos.

Desde 2009, o Brasil sedia eventos independentes nos moldes do TED. São os TEDx, que podem ser organizados por qualquer pessoa. Geralmente, reúnem figuras de destaque de cada comunidade e contam histórias de gente que colabora para transformar a realidade ao seu redor.

Já participei de diversos TEDx, como plateia ou como voluntário, e sou entusiasta dessas iniciativas. Além de conhecer pessoas incríveis, saio de um dia de palestras com o peito inflado e a cabeça fervilhando. A cada encontro, renovo minhas esperanças de que o mundo pode ser um lugar muito melhor para se viver – sem exageros; basta cada um fazer sua parte.

TEDxJovem@Pelourinho trouxe exemplos de empreendedorismo – crédito da foto: Rafael Tourinho Raymundo

No último dia 12 de outubro, estive em Salvador para o TEDxJovem@Pelourinho. O tema desta edição era simples e direto: “Empreendedorismo: se joga”. Em pauta, exemplos de jovens que foram atrás de seus sonhos e, mais que isso, esforçaram-se para fazer seus projetos darem certo. A lição foi a de que oportunidades não surgem, nós é que as criamos com empenho e força de vontade.

Já no dia 31, trabalhei nos bastidores do terceiro TEDxUnisinos, dedicado exclusivamente a exemplos de inovação na Educação. Mais uma vez, foi um privilégio fazer parte deste time. É com a soma de pequenos esforços que conseguimos realizar um evento tão grandioso. Todas as tarefas, por mais simples e operacionais que possam parecer, são importantes e fazem a diferença no final.

As palestras do evento estarão na rede em breve. Agora, é esperar que as boas ideias compartilhadas pelos participantes inspirem todos aqueles que acreditam na Educação como forma de transformar a sociedade. Eu acredito. E você?

Equipe do TEDxUnisinos ao término do evento – crédito da foto: Bruno Alencastro
comments
#educação#TEDx

Previous Post

Next Post