Transmetodologia será tema da aula inaugural do PPG da UFPI neste semestre

11 de novembro de 2013 Processocom

Tamires Coêlho

Às 19h do dia 12/11 será realizada a aula inaugural do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que contará com a participação do professor Dr. Efendy Maldonado. A conferência de abertura do semestre, intitulada “Transmetodologia e Processos Transmidiáticos”, tem parceria com o DINTER (Doutorado Interinstitucional em Comunicação UFPI/UNISINOS) e apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Além da conferência a ser realizada amanhã, o professor Efendy está participando de um encontro investigativo e reflexivo com os Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-graduação da UFPI hoje (11/11). Na quarta-feira (13), Efendy Maldonado vai promover um encontro com doutorandas e doutorandos do DINTER na instituição piauiense, denominado “Diálogos Transmetodológicos”. No dia 14/11 (quinta-feira), o docente vai ter um encontro com mestrandas e mestrandos de Comunicação na UFPI.

O projeto de doutorado interinstitucional entre Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e UFPI começou em 2010 e tem previsão de término em março de 2014, quando serão formados dez pesquisadores. A demanda por esse projeto surgiu em uma época na qual o estado do Piauí ainda não contava com nenhum programa de pós-graduação na área de Comunicação. Além disso, muitos professores universitários que queriam fazer doutorado precisavam sair do estado e afastar-se permanentemente de suas atividades docentes para conseguir esse título.

Maldonado foi um dos idealizadores do projeto, que consiste em uma proposta de “solidariedade e cooperação acadêmica”, segundo o próprio professor. Houve uma iniciativa do grupo Processocom e, à medida que o professor Gustavo Said (doutor pela Unisinos e professor da UFPI) sinalizou para a possibilidade de realização do projeto, formou-se uma parceria com o professor Efendy Maldonado e com a professora Suely Fragoso, que o propuseram à Unidade de Pesquisa da instituição. As primeiras formulações começaram a ser desenhadas em 2007, mas somente em 2010 o projeto foi concretizado.

A aula inaugural será ministrada na sala de defesa de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI (entrada pelo edifício do PPGEDUC, por trás do auditório do CCE) e será aberta ao público. Comunicadores, estudantes, docentes, pós-graduandos e toda a comunidade poderão participar da aula.

comments
#DINTER#transmetodologia

Previous Post

Next Post