Livro reúne pesquisas sobre Cidadania e Comunicação nos últimos 10 anos

6 de setembro de 2013 Processocom

Tamires Coêlho

Acontece hoje (06/09) o IX Publicom, evento que compõe a programação do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). O Publicom é um espaço aberto aos pesquisadores brasileiros para lançar livros, coletâneas e outros produtos editoriais junto à comunidade acadêmica. No Intercom deste ano, Juciano Lacerda, integrante do Processocom, lança o e-book intitulado Comunicação para a Cidadania: objetos, conceitos e perspectivas.

A obra organizada por Lacerda (UFRN – Universidade Federal do Rio Grande Norte) e por Claudia Lahni (UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora) tem distribuição gratuita e traz um apanhado histórico de pesquisas sobre cidadania e comunicação realizadas no Brasil. O e-book é constituído por uma coletânea de textos dos dez anos do Grupo de Comunicação e Cidadania do Intercom.

Foram escolhidos dez pesquisadores para sistematizar a história do que foi pesquisado ao longo dos últimos dez anos no GP Comunicação e Cidadania: cada investigador ficou responsável por um ano específico. O professor Orlando Berti (UESPI – Universidade Estadual do Piauí) foi um dos pesquisadores selecionados para o processo de sistematização. Ele explicou que “o livro ficou legal porque é uma documentação sedimentada, resumida e sistematizada de autores, experiências e vivências da área”. O capítulo escrito por Berti é intitulado Comunicação e cidadania no Intercom 2008: Conceitos norteadores nos rumos da sedimentação da pesquisa comunicacional cidadã no país.

Ao fim da obra, os organizadores Lacerda e Lahni afirmam a importância do e-book no sentido de refletir sobre suas próprias práticas de pesquisa no GP Comunicação e Cidadania, de rever os objetivos e o impacto que o grupo provoca. Dentre os artigos apresentados na última década, foram analisados relatos, avaliações de projetos e textos que traziam uma postura crítica em relação aos meios de comunicação. “Aqui, vemos crescer a preocupação com o trabalho conjunto da Comunicação com a Educação, atuando na contribuição do fortalecimento de pessoas e grupos visando a suas próprias críticas sobre a comunicação e a sociedade, seu poder de fala e exercício da cidadania” (p.289).

O IX Publicom acontece a partir das 17h sob coordenação de Osvando Morais no Hall do ICHL (na UFAM – Universidade Federal do Amazonas). O Intercom de 2013 é realizado em Manaus e promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) em parceria com a UFAM. O tema deste ano é Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.

Você pode conferir a programação completa do congresso aqui!

comments

Previous Post

Next Post