Confira o resumo da tarde do VII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AmLat

22 de agosto de 2013 Processocom

Durante a tarde, duas mesas integraram a programação do VII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AmLat, sediado na UFRN e com transmissão via teleconferência na Sala Conecta da Unisinos.

Primeiramente, Iano Flávio de Souza Maia (Pragma-UFRN) apresentou seu trabalho “As midiatizações da periferia: a experiência do projeto Germinal no Guarapes”, tendo como objeto de estudo jovens do projeto Germinal Guarapes, da periferia de Natal-RN. A experiência de pesquisa ação, segundo Iano Flávio, foi enriquecedora, uma vez que a realidade encontrada no Guarapes teve que reorganizar vários aspectos da pesquisa. Nesse contexto, destaca-se o importante papel da inversão metodológica, que indica que a metodologia deve ser construída à medida que se está no percurso investigativo, inclusive no desenvolvimento de projetos de extensão. Foram realizadas oficinas de mídias com moradores e os produtos resultantes das oficinas foram apresentados no bairro. Essa experiência vivida por Iano foi fundamental para entender a realidade da ‘não midiatização’ vivida em Guarapes, que não tem fácil acesso à internet e não recebe o sinal das emissoras de televisão com qualidade, além de outros problemas e dificuldades ligados às possibilidades comunicacionais dos jovens que participaram das oficinas.

 Em seguida, Carmem Pereira apresentou a pesquisa “Ameríndia Midiatizada: algumas questões e reflexões sobre a configuração de identidades étnicas históricas e usos sociais das mídias”. A pesquisa é um desdobramento de sua tese de doutorado que foi orientada pelo Professor Efendy Maldonado e premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 Encerrando a primeira mesa, o professor Itamar Nobre apresentou os resultados do projeto de estudo sobre fotografia através das pedagogia da imagem, o qual partiu de um projeto de extensão que contou com parco financiamento. Sua apresentação tratou da “Fotografia e meio ambiente: percepção, problematização e reflexões sobre questões ambientais”. Ele trabalhou com a comunidade África, em Natal-RN, estimulando os moradores a fotografar e ter uma percepção diferenciada de sua realidade. O desdobramento disso foi a análise das fotografias produzidas que repercutiram no entendimento de seus espaços de vivência. Com um valor pequeno recebido para custear o projeto, Itamar conta que fez uma campanha na internet com ajuda de amigos para que pessoas doassem câmeras analógicas que não usassem mais e conseguiu 20 câmeras. O projeto foi finalizado com uma exposição fotográfica com o material produzido pelas crianças e adolescentes participantes.

 Na segunda mesa, pesquisadores do Centro de Experimentación para el Aprendizaje Permanente (CEPAP), da Universidad Nacional Experimental Simón Rodrigues, apresentaram suas investigações. Adrian Padilla, abordou a questão da educomunicação e as diversas possibilidades para compreender o processo comunicativo. Também foram pauta do trabalho de Adrián o vínculo da comunicação integral com o papel da cidadania e a construção de um “sujeito-povo”, consciente de seus direitos e que trabalha com responsabilidade dentro dessa sociedade para corresponder a necessidades culturais, configurando de maneiras diferentes o conceito de democracia. Também representantes da mesa, Noel Padilla apresentou “Violencia simbólica em la realidad mediática venezolana” e Lisbeth Solórzano expôs “Dimensiones y potencialidades de la Sistematización de Experiencias”, que por sua vez tratou de abordar a sistematização como processo a ser explorado profundamente no âmbito da comunicação e, consequentemente, na formação de nossa realidade.

 Amanhã o VII Seminário de Metodologias Transformadoras retorna para seu segundo e último dia a partir das 8h da manhã, no Auditório D do CCHLA (UFRN – Natal). Novamente, haverá teleconferência na Sala Conecta da Unisinos. Acompanhe a também cobertura pelo Facebook e Twitter.

Mais informações estão disponíveis nos links a seguir:
http://www.fotec.ufrn.br/noticia-visualizar.php?id=354#.UhZ3Rj5n0Uw
http://www.fotec.ufrn.br/noticia-visualizar.php?id=353#.UhZshD5n0Ux
http://www.fotec.ufrn.br/noticia-visualizar.php?id=352#.UhZ9_z5n0Ux

comments
#Rede Amlat#VII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras

Previous Post

Next Post