Conferência Brasileira de Mídia Cidadã: Mesa redonda com integrantes do Processocom será nesta quarta-feira

7 de agosto de 2013 Processocom

Renata Cardoso

As mudanças sociais e comunicacionais somadas ao surgimento de novas mídias e formas de transmissão de informações, vêm estimulando a democratização dos meios de comunicação. A busca por uma grande mídia menos alienadora e por maiores espaços para meios alternativos ganha força e legitimidade. É neste cenário de transformações que está sendo realizada a IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, que contará com a participação de integrantes do grupo de pesquisa Processocom. A mesa redonda “Cidadania comunicativa na América Latina”, será coordenada por Alberto Efendy Maldonado, doutor pela Universidade de São Paulo e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A mesa também contará com a presença do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Elson Faxina, da doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Laura Wottrich, da Mestre em Comunicação na Unisinos Marina Zoppas Albuquerque e da Mestre, também pela Unisinos, Tabita Strassburger.

 À ocasião serão discutidos temas como a confrontação entre os sistemas hegemônicos sociais e comunicacionais com a realidade de multiplicação e renovação de modelos midiáticos alternativos, populares e críticos. Esses modelos geram movimentos sociocomunicacionais e estruturas midiáticas institucionalizadas, questionadoras da lógica de lucro do mercado, buscando a transformação sociocultural das nações. Também será debatida a questão da cidadania comunicacional frente aos protestos ocorridos no mês de junho de 2013 em vários estados brasileiros, momento em que se colocou em xeque os grandes meios de comunicação, bem como a democratização da mídia.

O evento ocorre até 08 de agosto, em Curitiba no Paraná. Para saber mais sobre o evento, clique no link: http://processocom.org/?p=3724

comments
#mídia cidadã

Previous Post

Next Post