Grupo Processocom Participa de Evento de Mídia Cidadã

6 de agosto de 2013 Processocom

Vitória Brito Santos

Começam hoje em Curitiba-PR a IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e a IV Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã. O evento, que tem como tema “Marcos Regulatórios da Comunicação na América Latina”, ocorre no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Decom-UFPR). A conferência surgiu em 2005, na Universidade Metodista de São Paulo, com a meta de traçar o mapa brasileiro de mídia cidadã e debater o papel dos meios de comunicação e sua influência sobre a cidadania. O evento tornou-se um dos mais relevantes na área da comunicação, inclusive em âmbito internacional.
Nos anos seguintes (2006 e 2007), o evento continuou ocorrendo em São Paulo. Em 2008 a conferência foi realizada na Universidade Federal de Pernambuco. Nesta quarta edição foi incluída na programação a I Feira Nacional de Mídia Cidadã. Para o quinto ano da conferência um comitê gestor foi formado e concretizou-se a implementação da Rede Brasileira de Mídia Cidadã. A V conferência ocorreu na Universidade Estadual do Centro Oeste. No ano de 2010, a Faculdade de Pato Branco foi sede da VI conferência. Para dar continuidade às ações da Rede Brasileira de Mídia Cidadã, ocorreu na sexta edição a I Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã. A VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã ocorreu na Região Norte – na Universidade Federal do Pará, em Belém – e contou com a II edição da Conferência Sul-americana e Mídia Cidadã.

No ano passado (2012), o evento foi sediado na Capital Federal na Universidade de Brasília – na Faculdade de Comunicação. Este ano ele ocorre nos dias 06, 07 e 08 de agosto e estará dividido em quatro categorias de trabalhos:
* Comunicações Científicas (Artigos Científicos e Relatos de Experiência);
* Mostra de Vídeo Cidadão;
* Feira de Experiências em Mídia Cidadã;
* Festival de Arte Cidadã.
O grupo de Pesquisa Processocom terá uma Mesa Redonda no segundo dia do evento. A mesa “Cidadania Comunicativa na América Latina” será coordenada pelo Professor Dr. Alberto Efendy Maldonado, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A mesa terá como integrantes o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Elson Faxina, a doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Laura Wottrich, a mestre em Comunicação pela Unisinos Marina Zoppas Albuquerque e a Mestre também pela Unisinos Tabita Strassburger.
O evento contará ainda com os debates “Comunicação e cidadania: jornalismo e mudanças sociais” e “Marco Regulatório das Comunicações no Brasil”.

Mais informações estão disponíveis no site http://www.midiacidada.ufpr.br/

comments

Previous Post

Next Post