107 anos de poesia

30 de julho de 2013 Processocom

Maytê Ramos Pires

Hoje, 30 de julho de 2013, são completados 107 anos de nascimento do poeta, jornalista e tradutor Mario Quintana. Natural de Alegrete-RS, aos 20 anos ele se mudou para Porto Alegre, onde residiu até sua morte, aos 87 anos. Desde 25 de setembro de 1990, Porto Alegre conta com um espaço cultural que leva o nome do escritor e que conta, inclusive, com uma reconstituição do “Quarto do Poeta”, a Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ.

CCMQ - foto: Maytê Ramos Pires

Em homenagem à data, a CCMQ, com o apoio da Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoa Literária), da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACMQ), do Banrisul e da Secretaria de Cultura do Estado do RS (Sedac-RS) promove o Ler Quintana: 107 anos. O evento começa hoje às 11h e tem sua última atividade às 20h do dia 1º de agosto. As atividades variam entre oficinas, debates, palestras e audições de música e poesias, todas com o objetivo de incitar a leitura da obra de Mario Quintana.

A programação do Ler Quintana tem entrada franca e ocorre exclusivamente na CCMQ – Rua dos Andradas, 736. Além das atividades do evento comemorativo, o espaço cultural continua com seu funcionamento normal. Assim, quem for ao evento pode conferir também os demais espaços da Casa, todos voltados para a promoção da cultura. Um deles é a Cinemateca Paulo Amorim, que se destaca por apresentar filmes alternativos, fazendo parte do circuito cultural de cinema de Porto Alegre, que também tem o Instituto NT de Cinema e Cultura, o Cine Santander Cultural e o CineBancários, entre outros.

 

Confira a página do evento Ler Quintana: http://www.ccmq.com.br/lerquintana/

comments
#cultura#Mario Quintana

Previous Post

Next Post