Articulação entre Imagens e Cultura Digital é discutida na XI Semana da Imagem na Unisinos

27 de Maio de 2013 Processocom

Tamires Coêlho

Entre os dias 20 e 23 de maio de 2013 a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) recebeu teóricos e pesquisadores de vários lugares do país para a XI Semana da Imagem. Pesquisadores reconhecidos na área como a Prof. Dra. Ivana Bentes (UFRJ), o Prof. Dr. Vinícius Andrade Pereira (UERJ), o Prof. Dr. Erick Felinto (UERJ), a Profa. Dra. Adriana Amaral (Unisinos) e o Prof. Dr. Massimo Canevacci (Universidade Degli Studi di Roma La Sapienza) estiveram presentes no quadro de palestrantes da Semana da Imagem deste ano.

Massimo Canevacci abordou as possibilidades da comunicação digital no processo de produção de montagens inesperadas, colocando os sujeitos em contato com o estranho, e trouxe a necessidade do olhar etnográfico em relação aos objetos imagéticos. Esse olhar iria além do “olhar determinado pela cultura”, mas passaria por um treinamento a partir do qual haveria reflexão em relação aos objetos e ao próprio sujeito que os olha.

Erick Felinto falou dos memes na internet em sua palestra, propondo uma reflexão filosófica sobre objetos na internet, mesmo que eles sejam “toscos”. Ele articulou o humor, a lógica do zen, a viralidade na internet, o ativismo político, o imaginário com os gatos e a arqueologia das mídias em sua exposição. Para o pesquisador, a indústria e o marketing na internet tentam provocar sensações e afetos nos sujeitos conectados por meio dos memes (traduzidos das ciências biológicas para a cultura digital) e de seu efeito viral.

O evento foi composto por cinco grupos de trabalho que discutiram pesquisas relacionadas aos estudos sobre imagens durante os quatro dias entre 13h e 18h. A Semana foi promovida pela Tcav (Grupo de Pesquisa de Audiovisualidades e Tecnocultura) e pelo PPGCC (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação) da Unisinos, com o apoio da Capes.

A Semana da Imagem de 2013 também contou com a participação de pesquisadores do Processocom. No dia 20, Tamires Coêlho apresentou o trabalho “Análise do curta-metragem ‘O Último Dia’”, no GT Teorias e análises de imagens. No dia 22, Alex Damasceno apresentou o trabalho intitulado “Imagens de Intercomunicação Audiovisual no Dispositivo da Cultura”, no GT Teorias e análises de audiovisual interfaceado. E no dia 23, Danielle Miranda da Silva fez a apresentação do trabalho “Como ver o que os dados nos mostram? Uma abordagem das Imagens produzidas por Plataformas Tecnológicas enquanto Textos Culturais”, no GT Teorias e análises de imagens computacionais.

Mais informações sobre a XI Semana da Imagem estão disponíveis através do site http://tecnoculturaaudiovisual.com.br.

comments

Previous Post

Next Post