PPGEM promove minicurso sobre metodologias e pesquisas comunicacionais

17 de maio de 2013 Processocom

Juciano de Sousa Lacerda

A professora Jiani Adriana Bonin, co-coordenadora do PROCESSOCOM, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), ministra o minicurso Metodologias na Construção de Pesquisas Comunicacionais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), junto com Grupo de Pesquisa PRAGMA, coordenado pelo professor Juciano de Sousa Lacerda, também integrante do PROCESSOCOM.

O evento ministrado pela professora Jiani Adriana Bonin, acontece nos dias 27, 28 e 29 deste mês, das 9h às 13h, no auditório da Antropologia, Setor de Aulas II, sala C5.

Coordenado pelo professor Juciano de Sousa Lacerda, o curso ofertas 30 vagas, com inscrições por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) > Extensão > Cursos.

O público-alvo são alunos da graduação e da pós-graduação da UFRN devidamente matriculados no semestre 2013.1. Somente serão aceitas inscrições externas de graduados que desejam participar do processo seletivo para o Mestrado em Estudos da Mídia da UFRN no segundo semestre deste ano e querem fazer o minicurso como preparação.

Serão abordados processos metodológicos de construção e realização da pesquisa científica com a proposta de trabalhar também concepções e práticas metodológicas relevantes para o desenvolvimento de pesquisas comunicacionais, enfatizando, em especial, questões relativas à pesquisa da pesquisa, à pesquisa exploratória e às estratégias multimetodológicas de investigação empírica.

O minicurso será desenvolvido através de aulas expositivo-dialogadas, de estudos dirigidos a partir de textos recomendados e de trabalhos orientados. O objetivo de desenvolver domínio teórico-metodológico e operativo em relação a concepções e práticas metodológicas relevantes na investigação comunicacional.

No dia 27 serão abordados os fundamentos e práticas metodológicas na construção da pesquisa. Já na terça-feira, 28, a temática estudada é Pesquisa da Pesquisa e Pesquisa Exploratória, e no dia 29 será Estratégias multimetodológicas na construção investigativa.

comments

Previous Post

Next Post