Segundo dia do 1º Seminário de Atualidades em Jornalismo começa na Unipampa

12 de abril de 2013 Processocom

Thales Henrique Pimenta

O Seminário de Atualidades em Jornalismo começou na última quinta-feira (11) na Universidade Federal do Pampa – campus de São Borja – por iniciativa do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. A proposta é refletir sobre temáticas contemporâneas pela perspectiva das práticas jornalísticas para proporcionar aos estudantes um contato com profissionais e professores-pesquisadores da comunicação. Após a abertura oficial, às 9h de ontem, foi ministrada uma oficina de audiodescrição ao vivo e realizadas discussões relativas à produção de documentários com docentes da Unipampa, com o público e integrantes da Associação de Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB). Também ocorreu a Mostra de Produções e um bate-papo com Juliana Motta, jornalista da RBS TV de Santa Maria, que participou da cobertura jornalística da tragédia na boate Kiss.
Hoje, no segundo e último dia do evento, dentro do Estúdio de TV do campus São Borja, aconteceu a Mostra de Web, onde foram apresentados trabalhos sobre estruturas da informação, hipertexto, análises de portais, blogues, agência e revista. Em seguida iniciou a Mostra de Rádio, ainda em andamento, com os trabalhos de linha histórica sobre a radiodifusão, programas, radiodocumentários e o Projeto Rádio nas Ruas. O objetivo do evento, através desses produtos e suas reflexões consequentes, é explorar amplamente os contextos do cenário jornalístico. As atividades que são apresentadas à comunidade universitária e são-borjense foram desenvolvidas por acadêmicos do curso no âmbito de suas disciplinas para as categorias de Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Fotografia. As apresentações que estão sendo feitas contarão com a participação da professora Luciana Mielniczuk, pesquisadora de Jornalismo Digital, que tratará ainda hoje das experiências de investigação e prática nesse meio.
No evento, os estudantes comentam sobre o desenvolvimento das atividades que realizaram durante as disciplinas cursadas, os resultados dessas produções e as formas de conhecimento que elas permitem produzir. “Em outras palavras, é um evento que busca estimular os estudantes de Jornalismo a falarem sobre o cenário atual do Jornalismo e também a mostrarem um pouco do que eles vêm desenvolvendo de forma experimental na Universidade. Assim, podem refletir sobre desafios, méritos e dificuldades, além de perceber se efetivamente estão, através das suas práticas, observando as demandas do mercado. Igualmente, será uma oportunidade para falar sobre a pesquisa em Jornalismo, ligar tudo isso”, conta Tabita Strassburger, professora do curso de Comunicação da Unipampa e integrante do Processocom. As atividades do Seminário continuam até o fim desta tarde.

comments

Previous Post

Next Post