Jiani Bonin, integrante do PROCESSOCOM, ministra aula inaugural na Universidade Tuiuti do Paraná

17 de Março de 2012 Processocom

Na sexta-feira passada, 09 de março, Jiani Adriana Bonin, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e integrante do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM, ministrou a aula inaugural no Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. A aula teve como foco, segundo a professora, as práticas metodológicas na construção de pesquisas comunicacionais, pensadas particularmente a partir das experiências investigativas no âmbito da recepção.

No desenvolvimento da aula, a professora abordou primeiramente questões relacionadas ao cenário comunicacional/midiático contemporâneo que colocam desafios epistemológicos, teóricos e metodológicos à pesquisa comunicacional com foco na recepção. Depois explorou pressupostos epistemológicos e metodológicos que fundamentam  sua concepção do processo investigativo e das práticas metodológicas na construção das pesquisas comunicacionais. Dedicou  a última parte da aula à reflexão sobre práticas metodológicas cultivadas e trabalhadas nos últimos anos em experiências de pesquisa, de orientação e de trabalho em grupo:  a pesquisa da pesquisa, a pesquisa teórica, a pesquisa exploratória e a  pesquisa metodológica. Estas reflexões buscaram assinalar seu significado metodológico e  os desafios referentes  à sua operação concreta.

Professores e alunos do PPG de Comunicação e Linguagens da Tuiuti participaram da aula com reflexões e questionamentos relacionados à compreensão da realidade midiática contemporânea, aos desafios metodológicos enfrentados em pesquisa de recepção e, ainda, às culturas acadêmicas de pesquisa no espaço aberto ao público após a exposição.

comments

Previous Post

Next Post