Colegas do Processocom recebem prêmio na Feevale

24 de novembro de 2010 Processocom

Por Lílian Stein, Estagiária de Jornalismo do Portal 3

Concorrendo com outros 105 trabalhos, Ana Basei e Taís Seibt receberam o prêmio de destaque na Feira de Iniciação Científica da Feevale. As alunas do curso de Jornalismo da Unisinos apresentaram Cultura da tecnofilia e imaginários da tecnofobia: um paradoxo representado por seres artificiais em filmes de ficção científica, uma análise feita a partir de filmes Avatar, Repo Men, Substitutos e Gamer.

As produções foram definidas a partir de uma seleção que começou com a indicação de 22 obras, 12 delas analisadas preliminarmente. O resultado foi a escolha dos quatro filmes em que se baseia o estudo.

O projeto foi avaliado na categoria Ciências Sociais Aplicadas – que engloba, além de Comunicação Social, as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Desenvolvimento Regional, Direito e Turismo. Além de conquistar o prêmio de melhor trabalho, as alunas haviam sido destaque na subdivisão de Comunicação.

Buscando compreender as semelhanças e diferenças entre os imaginários dos filmes de ficção científica e a vida real, Taís e Ana desenvolvem a pesquisa sob a orientação da professora do PPG em Comunicação Nísia Martins do Rosário. “Conseguimos observar algumas diferenças entre a maneira como a tecnologia é percebida”, explica Taís. “No dia a dia, costumamos idolatrá-la. Nos filmes, ela é motivo de medo, parece ter poder para acabar com a humanidade.”

A aluna destaca a importância da orientação da professora para o sucesso da pesquisa. “O trabalho é apresentado pelas alunas, mas é a orientadora quem propõe e alimenta discussões, auxilia com conteúdo e faz observações. Esse suporte é fundamental”, pontua.

A Feira de Iniciação Científica da Feevale reuniu, entre 14 e 16 de outubro, estudantes e professores de graduação que desenvolvem atividades de iniciação à pesquisa. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira, 23, no campus da universidade.

Previous Post

Next Post