PPG Unisinos realiza qualificação de doutorado sobre ONGs que atuam com jovens na periferia de Fortaleza

27 de agosto de 2009 Processocom

Trilhando o seu doutorado, o pesquisador mestre Daniel Barsi Lopes, integrante do grupo PROCESSOCOM, defendeu seu exame de qualificação no PPG em Ciências da Comunicação da UNISINOS. O evento aconteceu terça-feira, 25 de agosto de 2009, entre 15h00 e 17h30. Sua pesquisa, intitulada “JUVENTUDE, CIDADANIA E MULTICULTURALIDADE: Aldeia, Encine e seus receptores-produtores midiáticos”, foi aprovada pela banca constituída pelos Professores Doutores Carlos Alfredo Gadea Castro (PPG-Ciências Sociais), Denise Cogo (Orientadora) e Alberto Efendy Maldonado (PPGCC).

Daniel Barsi e os professores da banca de qualificação

Daniel Barsi e os professores da banca de qualificação

A pesquisa de Daniel Barsi Lopes traz a proposta de investigar os processos midiáticos, as relações entre movimentos juvenis da periferia de Fortaleza, a produção de cidadania multicultural e os usos e apropriações dos meios de comunicação. Para tal, Barsi Lopes vem trabalhando uma imersão exploratória nas atividades das ONGs Aldeia e Encine, que são formadas por jovens de periferia. As escolhas das duas organizações como objeto de pesquisa se deram, principalmente, pela forte ligação que ambas têm com os meios de comunicação digitais e seu frutífero trabalho sociocultural nos últimos anos.

PARABÉNS DANIEL, pela bela defesa realizada!


Conheça as ONGs

Criada em 2004, é especializada em cultura, comunicação, educação, infoinclusão e audiovisual. Desenvolve ações para a formação crítica sobre a mídia, concebendo projetos que sensibilizam jovens e adultos para a importância das tecnologias comunicacionais.

ONG fundada em 1998 que promove atividades educacionais, lúdicas, culturais e socializantes com crianças e adolescentes de escolas públicas e/ou em situação de risco pessoa e social, utilizando tecnologias de informação e comunicação, principalmente televisão, rádio e internet.

comments

Previous Post

Next Post