Unicentro lança portal da Mídia Cidadã 2009

4 de maio de 2009 Processocom

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava (PR), colocou no ar o portal Mídia Cidadã 2009topo, com as informações iniciais acerca da 5ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã (Mídia Cidadã 2009), a ser realizada de 8 a 10 de outubro de 2009.

O evento, que deve reunir representantes de mais de 200 ONGs, institutos, empresas, fundações, instituições de ensino superior, dentre outros, é uma realização conjunta entre a Unicentro e a Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).

A programação inclui palestras, grupos de trabalho (GTs), atividades culturais, mostras de vídeos e a 2ª Feira Nacional de Mídia Cidadã. Situada a 250 km de Curitiba, Guarapuava está no centro geográfico do Estado e recebe a Mídia Cidadã 2009 depois de ter sua candidatura aprovada no ano passado, quando da 4ª Conferência, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O prazo para submissão de trabalhos será entre o final de junho e meados de agosto. Vídeos poderão ser remetidos até o início de setembro. Os papers mais significativos deverão ser incluídos em um livro a ser lançado durante o próprio congresso.

Outra inovação é que a sessão plenária, no encerramento da Conferência, deverá resultar na formação da Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã (nome provisório).

Interessados em obter mais informações podem enviar e-mail para midiacidada2009@ unicentro. br ou telefonar para (42) 3621-1060 / 3621-1088, com os professores Ariane Carla Pereira, Layse Nascimento e Márcio Fernandes.

Sobre as Conferências Brasileiras de Mídia Cidadã 2009

As Conferências Nacionais de Mídia Cidadã são uma iniciativa da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional que visam reunir pesquisadores, militantes dos movimentos sociais, estudantes de Comunicação, jornalistas, comunicadores comunitários e demais representantes da sociedade civil para dialogarem sobre o papel dos meios de comunicação – ação indispensável para a concretização de uma sociedade que supere a democracia representativa e construa as bases de uma democracia participativa.
Assim, as três primeiras edições foram realizadas na e pela própria Universidade Metodista nos anos de 2005, 2006 e 2007. Ano passado, a Conferência foi deslocada para o Recife, onde foi realizada na e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Agora, dando continuidade ao processo de capilarização da iniciativa para todo o território nacional,  efetivando a própria missão institucional da Cátedra Unesco/Umesp que é disseminar a Comunicação voltada para o desenvolvimento regional, o evento vem para o Sul do Brasil, especificamente para Guarapuava (PR), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) onde será realizada, entre os dias 8 e 10 de outubro, a V Conferência.
O objetivo central do Mídia Cidadã 2009 é promover o diálogo entre as pesquisas acadêmicas produzidas no campo da Comunicação Social e as experiências de produção de mídia da sociedade civil, mercado e Estado. São aguardados representantes de aproximadamente 200 ONGs, movimentos sociais, empresas e universidades, configurando um público extremamente qualificado de pelo menos 15 Estados do País.

comments

Previous Post

Next Post