Primeiro encontro de 2009 do Processocom debate crise financeira mundial

13 de março de 2009 Processocom

O primeiro encontro do Processocom deste ano ocorreu nesta sexta-feira, dia 13 de março. Iniciando às 15h, estavam presentes os colegas Bruno, Stéfanie, Juliana, Greyce, Daniel, Martina, Ricardo, Patricia, Julie, Lisiane, Rafael e os professores Efendy, Jiani e Nísia. Pelo skype, Guaciara e Virgínia também acompanharam e participaram das discussões.

A Rede Temática de Cooperação Científica, projeto com o qual o Processocom foi contemplado, foi apresentada. O pano geral da Rede AmLat visa construir uma rede de pesquisas teóricas entre países como Argentina, Equador, Venezuela e Brasil. A Rede AmLat tem, inclusive, seu próprio blog: http://redeamlat.wordpress.com/

A professora Nísia expôs também algumas atividades da Rede Temática de Cooperação Científica já programadas para este primeiro semestre.  “A Rede AmLat promove uma grande mudança no Processocom pelo envolvimento que vai necessitar. Vamos lucrar muito com o projeto, no sentido de trocas e aprendizados”, salientou ela.

O encontro também debateu a crise financeira mundial a partir de dois texto: América Latina al Terminar el 2008 Desafíos para el 2009, da Fundación Centro Gumilla, e Contexto Economico latinoamericano en el 2008, de Mauricio Cabrera Galvis. A partir das reflexões feitas pelos colegas foi possível repensar a postura que a mídia está portando a partir dessa crise e, ainda, a participação do governo para retomar a economia, uma das grandes contradições num mundo capitalista. Todos os colegas que participaram do encontro discutiram o tema. Colegas que não puderam participar enviaram ainda suas contribuições por e-mail, como foi o caso de Graziela e Carmen.

A data serviu também para que o grupo se despedir-se, momentaneamente, da professora Jiani Bonin que parte no próximo dia 16 para Córdoba, na Argentina, onde realizará seu pós-doutorado.

As fotos do encontro podem ser vistas no slide que preparamos.

comments

Previous Post

Next Post