Processocom cria Rede Temática ‘Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina’

10 de janeiro de 2009 Processocom

O ano de 2009 começou para o Processocom com uma grande notícia: O projeto Rede Temática ‘Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina’, criado em 2008 e submetido ao edital do Programa Sul-Americano de Apoio às atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia – PROSUL, foi aprovado pela Cnpq.

O objetivo do projeto é exatamente criar uma rede de cooperação científica/acadêmica sobre os eixos Comunicação, cidadania, educação e integração latino-americana, realizando um processo de aprofundamento metodológico e epistemológico sobre o trabalho de pesquisa e ensino que se faz na UNISINOS, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Simón Rodríguez, Universidad Central de Ecuador, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Santa Catarina na perspectiva de integração científica e acadêmica latino-americana. Com o projeto aprovado, o Processocom vai ter a oportunidade de conhecer, compreender, refletir e situar processos compartilhados as investigações que são realizadas nas instituições participantes e, com isso, se dará um aperfeiçoamento docente e discente dessas comunidades acadêmicas. Uma experiência que, certamente, vem para fortalecer não apenas o Processocom, mas todos os grupos de pesquisa envolvidos no projeto, por toda a imersão que está planejada no projeto e pelos conhecimento metodológicos de pesquisa em comunicação que serão adquiridos.

Estão previstos no projeto Encontros Metodológicos, em que será possível vivenciar uma experimentação teórica para aprofundar aspectos de construção de uma concepção comunicacional latino-americana para a integração. Além disso, Seminários Avançados serão realizados simultaneamente aos períodos dos Encontros, nas instituições nos quais os eventos forem organizados. Faz parte da programação da Rede Temática ‘Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latino também Tele-encontros e Teleconferências, cursos intensivos, além de intercâmbios e cooperações estudantis.

Em breve, o blog da Rede Temática estará no ar com notícias especiais do projeto.

Realmente, uma grande notícia para todos do grupo e das universidades parceiras.

comments

Previous Post

Next Post