Bolsistas do Processocom apresentam TCCs

15 de dezembro de 2008 Processocom

Ao final de cada semestre chega o momento de os alunos de graduação apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso. Entre os dias 27 de novembro e 15 de dezembro, mais de 120 alunos apresentaram suas pesquisas que marcam o fechamento dessa etapa, dentre eles quatro colegas do Processocom: Patricia Spier dos Santos, Rafael Tourinho Raymundo, Cristiane Grings e Greyce Vargas.

Spier apresentou o trabalho A Construção da Ethicidade repórter no telejornal aos professores Nísia Rosário e Gilmar Hermes. A pesquisa buscou repensar o papel do repórter nas reportagens telejornalísticas. Aprovada com distinção, ela diz que durante esse processo aprendeu que é importante falar com os colegas e amigos, mesmo que informalmente, sobre o que está sendo estudado, pois isso ajuda a repensar o trabalho. “E principalmente, as respostas virão com o tempo, com o passar dos dias. O importante é mergulhar no trabalho. Ver ele sob diversos ângulos”, disse ela.

“As considerações da banca foram todas bem pertinentes. Houve momentos em que eu pensei que eles tinham odiado meu trabalho, pelo número de apontamentos feitos, mas percebi que, no fim, todas as considerações foram importantes”, contou Rafael, que apresentou o trabalho Infográficos hipertextuais na web: uma análise qualitativa. Sob orientação do professor Alberto Efendy Maldonado, Rafael apresentou o TCC aos professores Flávia Guidotti e Ronaldo Hehn e foi aprovado plenamente.

Cristiane Grings também foi orientada pelo professor Efendy. Em seu TCC analisou a forma como a mídia tratou o caso Isabela Nardoni. A novela Isabella Nardoni: o sensacionalismo, o espetáculo e a falta de ética na cobertura do Jornal Nacional foi o título do trabalho apresentado a banca formada pelos professores Sérgio endler e Luiza Carravetta e que foi aprovado plenamente também.

Greyce analisou o jornalismo que é produzido para crianças e apresentou seu TCC, intitulado Jornalismo infantil:apropriações e aprendizagens de crianças na recepção da revista Recreio. Orientada pela professora Jiani Bonin, a banca, composta pelos professores Efendy e Denise Cogo, aprovou o trabalho com distinção.

comments

Previous Post

Next Post