Livro aborda ‘Perspectivas Metodológicas em Comunicação’

30 de setembro de 2008 Processocom

Imagem: Divulgação
Fonte: Portal3

O segundo livro do grupo de pesquisa Processocom, Perspectivas Metodológicas em Comunicação: desafios na prática investigativa, será lançado nesta terça-feira, 30 de setembro, às 18h, na Galeria Cultural da Biblioteca da Unisinos.

A publicação é escrita por pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Os autores apresentam diferentes visões metodológicas para o campo da pesquisa nas Ciências da Comunicação. A pesquisa partiu de quatro eixos: transmetodologia, perspectivas históricas, cartografia e desafio empírico do concreto.

O livro tem prólogo do renomado autor espanhol Jesús Martín-Barbero: “Devo começar fazendo explícita a envergadura do desafio que assume este livro: pôr a perspectiva metodológica em relação não com os meros avatares internos do campo da comunicação ou das ciências sociais, mas com as transformações culturais que atravessam nossas sociedades a partir da mutação tecnológica.”.

O professor e pesquisador Efendy Maldonado assina o texto A perspectiva transmetodológica na conjuntura de mudança civilizadora em inícios do século XXI. O texto trata da transformação que está passando a cultura, resultando na experimentação. “A revolução tecnológica no campo da comunicação está mudando a mídia. Tudo isso para que ela esteja presente no mundo todo, mais que os fatores comerciais”, explica.

Efendy ressalta que no século XXI a realidade está na inversão das atuações das pessoas na comunicação. Ou seja, aos poucos os indivíduos passam a ser protagonistas, abastecendo com conteúdos espaços virtuais e midiáticos. Ele ainda fala que o hipertexto e a hipermídia tem que dar conta de estratégias de confluências metodológicas.

Nesta mesma linha de pesquisa, o bolsista Rafael Tourinho Raymundo produziu o artigo Hipertexto como recurso transmetodológico. No trabalho ele analisa a teoria do hipertexto, mostrando a maneira que a ferramenta pode ser usada na divulgação científica/metodológica.

O bolsista Bruno Alencastro participou do livro com o artigo Fotografia e Pesquisa: Reflexões sobre outra grafia para o trabalho de campo, que aborda a maneira que a fotografia contribui para a pesquisa. Ele afirma que o desenvolvimento do trabalho partiu de realidades específicas dentro das diferentes áreas do PPGCom.

Para Alencastro, sua contribuição no livro foi muito gratificante, trazendo pontos positivos para o currículo. “Hoje, o que é levado em conta na área da pesquisa são as publicações. Participar ainda na iniciação é ótimo, pois qualifica o trabalho enquanto pesquisador.”

Evento

O lançamento do livro vai contar atividades artísticas e conversações filosóficas. Rafael Tourinho Raymundo tocará piano e a professora Jiani Adriana Bonin declamará poesias. “Será um encontro para discutir as teorias com os autores, um ambiente de conversa profunda e informal”, define o professor Efendy. A publicação com 323 páginas será vendida no local a preço promocional de R$ 25,00.

Confira os textos que compõem o livro:

A PERSPECTIVA TRANSMETODOLÓGICA NA CONJUNTURA DE MUDANÇA CIVILIZATÓRIA EM INÍCIOS DO SÉCULO XXI
A. Efendy Maldonado

EPISTEMOLOGIA & TRANSMETODOLOGIA EM COMUNICAÇÃO. UM OLHAR NOS ESPAÇOS E TEMPOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE TESE
Virgínia Sá Barreto

A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS MULTIMETODOLÓGICAS PARA PESQUISAR A RECEPÇÃO DE MODA EM REVISTA
Daniela M. Schmitz

A PESQUISA DA PESQUISA E A DESCOBERTA DO TRANSDISCIPLINAR E DO TRANSMETODOLÓGICO
Cristiane Grings

O HIPERTEXTO COMO RECURSO TRANSMETODOLÓGICO
Rafael Tourinho Raymundo

POSSIBILIDADES TRANSMETODOLÓGICAS PARA COMUNICAR
Sabrina Bochi dos Santos

A DIMENSÃO METODOLÓGICA NA PESQUISA COMUNICACIONAL E OS DESAFIOS DA OBSERVAÇÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
Jiani Adriana Bonin

A HISTÓRIA DE VIDA MIDIÁTICA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO EM PROCESSOS COMUNICACIONAIS
Graziela Bianchi

TERRITÓRIOS E MEMÓRIAS COMO ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO E REFLEXÃO METODOLÓGICA NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Carmem Rejane Antunes Pereira

FOTOGRAFIA E PESQUISA: REFLEXÕES SOBRE OUTRA GRAFIA PARA O TRABALHO DE CAMPO
Bruno Schmidt Alencastro

MITOS E CARTOGRAFIAS: NOVOS OLHARES METODOLÓGICOS NA COMUNICAÇÃO
Nísia Martins do Rosário

O CARTÓGRAFO E SUA BAGAGEM
Martina Eva Fischer

CARTOGRAFIA: DERIVA METODOLÓGICA
Lisiane Machado Aguiar

LÚDICO E SABER CIENTÍFICO: O LUGAR DA CULTURA ADOLESCENTE NA CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS
Fernanda Guimarães Cruz

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EXPLORATÓRIA NA PROCESSUALIDADE TEÓRICO-METODOLÓGICA DA INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Daniel Barsi Lopes

A PESQUISA EXPLORATÓRIA VISTA SOB OUTROS ÂNGULOS
Daniela Cristina Machado

AS DESCOBERTAS DE UMA JOVEM PESQUISADORA NUMA COMUNIDADE TEUTO-BRASILEIRA
Débora Ertel

comments

Previous Post

Next Post