Livro recupera reflexões sobre a constituição do campo cientifico da comunicação

15 de setembro de 2008 Processocom

Imagem: Divulgação
Texto: Bruno Alencastro

Lançado nesta semana pela Editora da Universidade Federal do Piauí – EDUFPI, o livro Comunicação – novo objeto, novas Teorias? é o resultado das questões levantadas, dos problemas apresentados e das discussões travadas durante os meses em que transcorreu o curso de atualização em Fundamentos Científicos da Comunicação, que aconteceu entre outubro de 2006 e junho de 2007, na Universidade Federal do Piauí.

Contendo oito capítulos, a obra recupera grande parte das reflexões sobre a constituição do campo cientifico da comunicação, sobretudo na sua relação histórica com diversas outras disciplinas, e alerta para a necessidade de repensar essa mesma relação num momento de vertiginosa mudança paradigmática, seja no âmbito teórico, seja no que diz respeito às diversas práticas sociais, culturais e profissionais ensejadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação.

Nas palavras de Gustavo Said, organizador do projeto, os autores dos textos “apresentam, cada um a seu modo e em consonância com os desafios enfrentados ao longo do processo de re-avaliação dos saberes constitutivos de uma disciplina tão multiforme, um vastíssimo panorama do campo científico da comunicação hoje e uma caracterização dos inúmeros modos em que se conformam a produção, a circulação e a recepção de discursos no âmbito dos meios de comunicação e das redes informativas”.

Entre os autores, o Prof. Dr. Efendy Maldonado, coordenador do grupo de pesquisa Processos Comunicacionais – Processocom, participa da publicação com o artigo Pesquisa teórica em comunicação na América Latina: autores cruciais. O texto problematiza aspectos teórico-metodológicos relevantes que construíram na América Latina argumentos essenciais para o campo das ciências da comunicação. “Ele é escrito com base nas pesquisas teóricas realizadas pelo autor em nível de doutorado em pós-doutorado, apresentando-se descobertas teóricas suscitadoras sobre a constituição das teorias da comunicação no continente”, explicou Maldonado.

Confira os artigos que compõem o livro:

Pesquisa teórica em comunicação na América Latina: autores cruciais
Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre

Comunicação, uma ciência anexata e contudo rigorosa
Ciro Marcondes Filho

Entre Aparecer e Ser: tecnologia, espetáculo e subjetividade contemporânea
Fernanda Bruno; Rosa Pedro

Televisão: entre gêneros, formatos e tons
Elizabeth Bastos Duarte

Reflexões sobre a convergência midiática
Suely Fragoso

O jornalismo na Teoria dos Discursos Sociais
Paulo Fernando de Carvalho Lopes

Ofertas de Sentidos de Identidades Culturais nas Mídias Impressas Piauienses
Janete de Páscoa Rodrigues

Matrizes de Cultura e Estereótipos: a identidade cultural de árabes e americanos após o 11 de setembro
Gustavo Said

comments

Previous Post

Next Post