Jornal do Paraíso é premiado no Expocom Sul

30 de junho de 2008 Processocom

Texto: Maellen Muniz
Foto: Divulgação/Intercom Sul

Jornal do Paraíso, projeto de extensão do curso de jornalismo, elaborado pela aluna do sétimo período Priscila Noernberg, com a orientação do professor Juciano Lacerda, em parceria com a comunidade do bairro Jardim Paraíso ganhou o prêmio na categoria Processo e subcategoria Impresso no Expocom Sul, promovido pela Intercom Sul – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O evento, que ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de maio, em Guarapuava (PR), foi um momento para que os acadêmicos apresentassem seus trabalhos,  desenvolvidos nas instituições de Comunicação Social dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Para defender o trabalho, Priscila elaborou uma apresentação de dez minutos baseada em textos de Paulo Freire, que trata da troca de valores, e de Pedro Gilberto Gomes, em que o autor explica as teorias de saber, fazer e pensar. A aluna (na foto, à esquerda, recebendo o prêmio da professora Maria Zaclis Ferreira, da Unicenp) acredita que o diferencial do Jornal do Paraíso foi a maneira com que ela descreveu o projeto, utilizando as teorias construídas por tais autores. Basicamente, elas mostram que o profissional e a comunidade podem trocar experiências e desenvolver um trabalho relevante para a sociedade. Os outros candidatos, ao contrário da estudante, tiveram o auxílio de apresentação em powerpoint mas, não citaram teoria alguma.

Apesar dos 17 trabalhos inscritos, Priscila sentiu que apenas dois eram capazes de vencer: o “Jornal Comunitário Folha da Princesa”, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel – RS), e “.txt”, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – RS). O periódico da UCPel existe há oito anos, entretanto, a própria faculdade é quem arca com as despesas do projeto elaborado por uma bolsista e nove voluntários. A “.txt” é uma revista feita durante uma disciplina na UFSM em que os assuntos abordados visavam um público que estivesse dentro da universidade ou em torno dela. Três edições foram lançadas. Porém, o projeto não teve continuidade.

Com o prêmio no Expocom Sul, Priscila terá a oportunidade de apresentar o Jornal do Paraíso para todo o Brasil no evento da Intercom Nacional, que ocorrerá em Natal (RN), de 2 a 6 de setembro.

Leia o artigo inscrito no Expocom Sul.

comments

Previous Post

Next Post