XI Prêmio Luiz Beltrão destaca o trabalho acadêmico

16 de abril de 2008 Processocom

Texto: Juliana de Brito
Imagem: Divulgação

A 11ª edição do Prêmio Luiz Beltrão dedica-se a destacar a qualidade de trabalhos realizados nas universidades ou nos centros e institutos de pesquisa dedicados às Ciências da Comunicação. O lançamento oficial do Prêmio será realizado na terça-feira, 15, às 14h, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Esse evento dará início às atividades do Prêmio, que terão continuidade com as indicações de candidaturas (de 17 de abril a 19 de maio), a análise técnica das candidaturas inscritas (20 a 31 de maio), a avaliação das candidaturas pelo júri (1º a 16 de junho de 2006), o anúncio dos vencedores (20 de junho) e a entrega dos diplomas (4 de setembro), durante o 11º Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação, em Natal, Rio Grande do Norte.

As candidaturas ao prêmio são inscritas, cada ano, pelos sócios da INTERCOM, e também por indicação de membros da comunidade acadêmica da área. Outras informações com William Lara, da assessoria da INTERCOM, pelos telefones: (11) 8273-1178 e (11) 3091-4088.

Categorias

A distinção será concedida anualmente em quatro categorias: Maturidade Acadêmica (pesquisador-senior), Liderança Emergente (jovem doutor), Grupo Inovador (núcleo de pesquisa ou produtora midiática) e Instituição Paradigmática (escolas, institutos, empresas, associações, etc).

Júri

A seleção dos candidatos e a decisão sobre os vencedores é competência de um júri nacional, composto por 17 membros, do qual participam os ganhadores de anos anteriores da categoria “maturidade acadêmica”. Também participam da avaliação, pesquisadores que exerceram a presidência da INTERCOM.

Luiz Beltrão

O nome do prêmio é uma homenagem ao pioneiro da pesquisa acadêmica sobre os fenômenos comunicacionais brasileiros, Luiz Beltrão. Pernambucano de Olinda, ele foi o fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmicos nacional de estudos midiáticos. Além de criador da primeira revista de ciências da comunicação (Comunicações & Problemas), na Universidade Católica de Pernambuco, em 1963. Luiz Beltrão faleceu em Brasília em 1986.

comments

Previous Post

Next Post