Mídia versus comunicação

6 de Março de 2008 Processocom

por Venício A. de Lima, em 26/2/2008

Divulgação Depois de um longo processo de consultas, iniciado há mais de um ano e aberto a alunos, ex-alunos e professores, um dos mais tradicionais centros de ensino e pesquisa da Comunicação nos Estados Unidos está mudando de nome: o College of Communications da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, vai se chamar College of Media.

A Universidade de Illinois é uma instituição pioneira no ensino de jornalismo, lá introduzido em 1902. Em 1927 foi criada a School of Journalism que mudou de nome, em 1950, para School of Journalism and Communications. Em 1957, mudou novamente para College of Journalism and Communications e, em 1968 – há 40 anos – para College of Communications. Esta, portanto, não será a primeira vez que seu nome é alterado.

A troca de nomes, por si só, não mereceria maior atenção se suas razões não revelassem as profundas mudanças por que passa esse campo de estudos e se não servissem de reflexão para o ensino e a pesquisa da Comunicação em geral.

O processo de mudanças semânticas, ensina Raymond Williams no precioso Palavras-Chave (Boitempo, 2007), especialmente nos períodos de transformações sociais, indica que as questões de significação estão vinculadas aos problemas sobre os quais as palavras estão sendo usadas para explicar. O uso de diferentes significados das palavras identifica formas diversas de ver as questões centrais de nosso tempo e são indicativos de formas de pensar e compreender o mundo.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

comments

Previous Post

Next Post