Um novo e promissor mestre na Unisinos

27 de fevereiro de 2008 crisgrings

por Sabrina dos Santos

defesa21.jpgA fim de construir uma pesquisa que pudesse contribuir com a sociedade, o agora mestre Daniel Barsi Lopes defendeu ontem, 25 de fevereiro, no PPGCC da Unisinos, a dissertação Violência e cidadania na sociedade midiatizada: o programa Linha Direta sob a ótica da Recepção.

Lopes levantou questões interessantes ao considerar a interatividade do público com o programa, que possibilita fazer denúncias anônimas pelo telefone. Ao mesmo tempo, analisou o outro lado desta “participação cidadã”, que se dá através de uma violência midiatizada e construída em um formato “padrão Globo de televisão”.

O foco do tema foi a recepção, como os telespectadores pesquisados – foram ouvidos indivíduos de classe média da Grande Porto Alegre/RS, jovens funcionários de uma fábrica de tintas em Caxias do Sul/RS e mães de família da Vila São Jorge, em São Leopoldo/RS – interpretam o discurso utilizado no Linha Direta, como eles vêem a atuação e as responsabilidades do Estado e a utilidade pública do programa. A televisão está fazendo o papel da polícia? Mesmo manipulando seu conteúdo para ser vendido em uma sociedade violenta? Estes foram mais alguns pontos fortes debatidos na pesquisa.

Daniel Lopes concluiu seu mestrado recebendo a nota dez e menção honrosa da banca que foi formada pelos Prof. Dr. Valério Cruz Brittos (Unisinos), Profª. Drª. Veneza Mayora Ronsini (UFSM) e Alberto Efendy Maldonado (orientador).

comments

Previous Post

Next Post