As Ilustrações no Design de Jornais

13 de novembro de 2007 Processocom

gilmar_hermes_m.jpgEm outubro de 2006, o Prof. Dr. Gilmar Adolfo Hermes foi reconhecido nacionalmente por ser um dos ganhadores da primeira edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa, oferecido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Gilmar foi o vencedor da Categoria Doutorado com o trabalho Ilustrações: fronteiras entre o jornalismo e a arte, orientado pelo professor Ronaldo Henn. A Comissão julgadora foi composta pelos doutores Aline Grego, Dione Moura, Gislene Silva, Salvador Faro e Victor Gentilli.

Passados esses meses – desde a premiação em questão -, colocamos à disposição dos interessados uma nova produção do referido autor baseado na conclusão de sua tese. O texto foi apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

 

As Ilustrações no Design de Jornais

Gilmar Adolfo Hermes (Unisinos)

Resumo
O texto apresenta as conclusões finais de uma pesquisa sobre ilustrações jornalísticas, realizada entre 2003 e 2005, mostrando como esse tipo de atividade participa do design de jornais impressos diários. O estudo identificou legissignos – ou seja, regras – que tendem a constituir a forma como os profissionais pensam o seu trabalho. Trata-se de um campo específico do jornalismo, tensionado pelas concepções artísticas, já que nomes consagrados do meio das artes plásticas vêm sendo convidados a ilustrar textos no jornal Folha de São Paulo.

Palavras-chave
Design gráfico; jornalismo; ilustrações; semiótica.

Clique aqui para baixar: texto_gilmar.pdf

comments

Previous Post

Next Post