Sugestão de leitura: entrevista com Eric Hobsbawm

3 de outubro de 2007 Processocom

“Superioridade americana é fenômeno temporário”, diz Eric Hobsbawm

eric.jpgpor SYLVIA COLOMBO (Folha de S.Paulo)

 

Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, Eric Hobsbawm tem sido questionado por continuar a defender uma utopia transformada em ruínas. A longa vida do pensador marxista, que completou 90 anos em junho, foi, até aqui, suficiente para que acompanhasse o nascimento de um sonho e sua gradativa revelação como pesadelo.

Mas nem só de desilusões ideológicas vive o calejado historiador, certamente o mais importante ainda em atuação. Agora, Hobsbawm parece mesmo satisfeito ao vaticinar, em seu novo livro de ensaios sobre temas contemporâneos, “Globalisation, Democracy and Terrorism”, que a experiência do imperialismo norte-americano também está com seus dias contados. “O mundo hoje é muito complicado para que apenas um país o domine”, diz. “A única certeza que podemos ter sobre a atual superioridade norte-americana é que ela será, para a história, apenas um fenômeno temporário, como foram todos os impérios.”

Foi para falar de suas convicções ‘indestrutíveis’ que o aparentemente frágil Hobsbawm recebeu a reportagem da Folha em sua casa, em Hampstead, bairro nobre no norte de Londres, na última quarta-feira.

Leia a entrevista na íntegra no site da Folha Online.

comments

Previous Post

Next Post