Um filme interessante para pensar o método‏

24 de agosto de 2007 Processocom

Gostaria de deixar para o grupo a sugestão de um filme muito inspirador para pensar o método enquanto processo criativo e que deve atender indiscutivelmente às demandas do objeto de pesquisa.

O filme Escritores da Liberdade narra a história (baseada em fatos reais) de uma escola marcada pela violência e tensão racial. A trama envolve adolescentes (criados em meio à desestrutura familiar e agressividade) e uma novata professora que tem como objetivo maior fazer com que esse espaço de ensino “faça diferença na vida desses adolescentes” e que eles encontrem no grupo uma família.

O interessante é como a professora vai reconfigurando seu método de ensino (diário, jogo, leitura…) aos poucos, estabelecendo uma relação de confiança com o grupo. Ela vai buscar na história de vida dos adolescentes as pistas para construir suas estratégias, e ao conhecer a trajetória de cada aluno, passa a buscar a melhor forma de diálogo entre a cultura desses grupos e o conteúdo da sua disciplina.

O mais interessante é que o grupo mantém uma fundação Freedom Writers cuja página está disponível na Internet. Vale a pena conferir!

comments

Previous Post

Next Post