Medios de comunicación e inmigración

26 de Março de 2007 Processocom

Através da compilação de impressões e experiências de quinze profissionais envolvidos com o estudo dos meios de comunicação de massa e com a visão que estes têm da imigração, o livro Medios de comunicación e inmigración faz um esboço da realidade do imigrante e do reflexo desta realidade nos meios de comunicação da Espanha.

A obra reúne textos de Teun A. Van Dijk, Miquel Rodrigo Alsina, Antolín Granados Martínez, Nicolás Lorite García, Mohamed el-Madkouri Maataoui, Mustapha Taibi, Jessica Retis, Antonio M. Bañón Hernández, Daniel Wagman, Susana Ridao Rodrigo, Juan Tomás Frutos, Patricia Ortega Dolz, Javier Pérez Parra, Peio M. Aierbe, Manuel Lario Bastida (coordenador do projeto), trazendo olhares distintos que variam desde o social, cultural, até panorâmicas mais visuais, científicas, acadêmicas ou aleatórias.

No artigo “¿Puede ser científica y objetiva la mirada audiovisual de la realidad migratoria?”, de Nicolás Lorite García, o autor cita algumas impressões a partir de suas experiências com o Projeto Internacional Brasil-Espanha, um trabalho conjunto entre o grupo de pesquisa Mídia e Multiculturalismo da Unisinos e o grupo de pesquisa da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) da Espanha.

Medios de comunicación e inmigración, editado pela CAM (Caja de Ahorros del Mediterráneo) e Convivir Sin Racismo, foi exposto na Facultad de Comunicación y Documentación de la Universidad de Murcia, na última quarta-feira (21/03), durante a Semana Europea de los Medios y la Diversidad, realizada de 19 a 25 de março na Europa.
A ocasião não podia ser melhor, já que o objetivo do evento, que reúne organizações de mais de dez países da Europa, é promover o diálogo sobre a representação de minorias nos meios de comunicação europeus e estimular a produção e divulgação de matérias sobre o tema, de modo a estimular o debate.

Baixe o livro em PDF clicando aqui.

comments

Previous Post

Next Post